Relacionamento ioiô: 5 dicas para romper com esse padrão

O relacionamento ioiô torna inviável o desenvolvimento e o aprofundamento da relação; saiba como lidar

Atravessamos uma difícil maré há muito tempo, isso faz com que as pessoas se sintam mais inseguras e temerosas em relação ao futuro. Logo, isso acaba se refletindo no relacionamento amoroso.

Continua após publicidade

De modo geral, estamos mais ansiosos, preocupados e estressados. Isso tudo gera um clima desfavorável ao romance ou à estabilidade na vida a dois.

Acabamos tão envolvidos com o dia a dia, quase sempre muito corrido e com tantos afazeres, que deixamos de observar nossas expectativas em relação à vida a dois. Toda essa intensidade emocional e ansiedade dificultam um envolvimento mais profundo no relacionamento.

Assim, uma estabilidade no relacionamento se torna inviável e o par acaba vivendo aquela situação de indefinição e entra naquela de ‘dar um tempo’ ou no constante padrão de relacionamento ioiô. Então, o que fazer para cessar esse processo de repetição infundado, mas de difícil ruptura?

Relacionamento ioiô: 5 dicas para romper com esse padrão

  1. Ao observar que há bons sentimentos entre vocês, verifique o quanto esse termina-e-volta acaba contaminando negativamente esses sentimentos e consequentemente prejudicando o relacionamento.
  2. Entenda que ficar como um ioiô no relacionamento não conduz a uma definição. Se você deseja um relacionamento estável, é preciso mudar esse padrão de interação e convivência.
  3. O relacionamento amoroso depende fundamentalmente de uma boa convivência (interação) entre as partes. Mas sempre que isso se rompe, as mágoas tornam-se inevitáveis. E isso não é nada construtivo.
  4. Repense e avalie a qualidade dos sentimentos envolvidos nesse relacionamento: são bons, positivos e saudáveis? Ou está nele só por hábito e/ou conveniência?
  5. Relacionamento depende de um processo de desenvolvimento e aprofundamento. Assim, esse padrão do relacionamento ioiô torna isso inviável. Por isso, pense e defina se é isso que você quer para você e para o seu relacionamento.

Procure se questionar se você deve se contentar-se com o que tem, com pouco ou com o menos ruim… Afinal, quando você está num relacionamento ioiô, você pode estar se tratando dessa forma, deixando de considerar suas expectativas sobre o que quer de um relacionamento a dois.

Acredite sempre, ame intensamente e seja feliz!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br