por Eduardo Yabusaki
Quem não se vê reclamando da rotina estabelecida em seu cotidiano ou em seu relacionamento? Isso torna a vida enfadonha e pode até desmotivar…
Fato é que rotinas são inevitáveis e não devemos vê-las apenas com um olhar negativo. Mesmo no relacionamento a dois, temos que encará-la a como um fenômeno inerente ao dia a dia, para que possamos lidar com ela de forma assertiva, colher seus benefícios e evitar os aspectos negativos.
Mais do que lamentar sua ocorrência, precisamos criar uma forma de viver que permita suplantá-la e curtir nosso relacionamento.
5 dicas para fazer da rotina sua aliada no dia a dia:
1. A rotina permite realizar atividades da vida diária sem mais desgastes ou grandes ponderações; você tem até a liberdade de “ir no automático”.
2. A rotina te ajuda a organizar e estruturar melhor seu dia a dia. Ela ajuda a melhorar sua assertividade e produtividade.
3. Proporciona tranquilidade para desempenharmos outras atividades que exijam maior concentração, energia e empenho.
4. Agiliza a sintonia com o ritmo do dia a dia, fazendo com que rapidamente se tome pé da situação frente aos compromissos estabelecidos rotineiramente.
5. Favorece mais praticidade com atividades básicas do cotidiano, nos dispondo mais ao convívio conjugal.
4 dicas para a rotina não te sufocar:
1. Estar atento quando se sentir desgastado ou cansado com alguma atividade rotineira de seu dia a dia, para que não se torne enfadonha ou sem sentido.
2. Quando reclamar de suas rotinas reavalie como estão sendo vividas ou se o que está fazendo vale mesmo a pena ou é algo que pode ser mudado ou melhorado.
3. Para o relacionamento, é importante que esteja atento para que as rotinas não sejam fatores de interferência negativa para a convivência a dois. Para tanto, é preciso ações específicas: fazer qualquer atividade juntos que altere o ritmo do dia a dia, mas que seja prazerosa para ambos.
4. Na convivência cotidiana do relacionamento as rotinas entre o par devem ser sempre avaliadas e mudadas a contento de ambos.
Portanto, alie-se à rotina e tire proveito dos benefícios que ela traz à estrutura do seu dia a dia e dedique-se com mais dedicação às atividades que possam ser positivas para o relacionamento. Afinal, ele prescinde da boa convivência e intimidade. Viva, curta seu relacionamento e seja feliz!