Sagitário: um signo otimista, dinâmico e aventureiro

O sol ingressa hoje, 22 de novembro às 11h58 (horário de Brasília), no nono signo zodiacal: SAGITÁRIO, representado pelo centauro que estende a sua flecha voltada para o alto.

Somente esta imagem já fala muito deste signo ígneo, amante da liberdade e do mundo. O lado animal fala de sua força gigantesca e instintos aflorados e o lado humano fala da mente apaixonada pelo entendimento dos princípios e a filosofia que rege a vida. A sua seta, voltada para o alto demonstra que ele é um buscador incansável e que não admite fronteiras ou limites que possam impor restrições às suas inúmeras jornadas.

Continua após publicidade

Como é um signo regido por Júpiter?

Tido como o signo mais otimista, expansivo e alegre do zodíaco, o sagitariano típico honra a fama. E não é para menos! O seu regente é Júpiter; o “magnânimo”, o “senhor do Olimpo”, planeta que está associado à sorte, à proteção e à expansão. Tudo o que é tocado por este planeta ganha amplitude e crescimento.

Imagine ter o Sol, a Lua, ou o Ascendente à disposição deste planeta… incrível não? Mas claro que isto vai depender (e muito) de como está configurado este planeta no mapa de cada um, além de outros fatores importantes… e daí já é uma outra história (rsrsrs)

Quais são as características do elemento fogo? 

Continua após publicidade

Sagitário é o terceiro signo da tríade de fogo. Aqui o fogo é incandescente e menos impulsivo que o de Áries, e, apaixonado, mas menos permanente que o de Leão.

Vitalidade, energia, entusiasmo e carisma, são algumas características que marcam o elemento fogo. Temos que reconhecer que Sagitário leva tudo isto em sua bagagem.

A vitalidade e a energia se expressam no grande amor pelos esportes e pelas aventuras. Os nativos se jogam na vida, literalmente falando. E para isso é necessária muita coragem… que o elemento fornece. 

Continua após publicidade

Seu entusiasmo é contagiante. São ótimos para motivar os demais com sua abordagem alegre e positiva. É também com esta pegada entusiasmada que percorrem os quatro cantos do mundo. O Sagitariano tem claro para si que tem uma “missão” de desbravar o mundo, conhecer outras culturas, hábitos e tradições. Quando viajar pelo mundo fica impossibilitado pelas restrições financeiras vai buscar saciar este impulso inato através das viagens mentais, seja através de livros (é um consumidor contumaz de livros dos mais variados temas) ou de cursos em que possa explorar o que para ele ainda é desconhecido.  



Brad Pitt, sagitariano, nasceu em 18 de dezembro de 1963

Em geral, são bem carismáticos. Chamam a atenção com seu jeitão meio desajeitado e exagerado. Aliás, este é um dos aspectos sombrios para o signo… não ter noção alguma de equilíbrio e meias medidas. Este exagero pode se manifestar na fala, com aquelas famosas histórias de pescador, sabe??? Ou na alimentação e bebida, o que vai afetar diretamente o fígado, órgão sensível para o signo, além da forma física, que é afetada pelo acúmulo de gordura, especialmente no quadril.

Outra marca de exagero é assumir mais compromissos do que conseguem cumprir e comparecer. A empolgação é tanta que vivem norteados pelo avassalador desejo de vivenciar todas as experiências possíveis e imagináveis.

E como é a busca de conhecimento do sagitariano?

Apaixonados pelo conhecimento são famosos por sua busca incessante de conhecimento. Sagitário, Junto com seu signo oposto, Gêmeos, forma o EIXO DO SABER. Enquanto gêmeos se interessa por múltiplos assuntos e procura se instruir de forma ágil e rápida, Sagitário precisa se aprofundar incessantemente nos temas pelos quais se apaixona, e nunca consegue saciar sua fome, que é voraz. Quando menos espera, se tornou um professor, apto a compartilhar com seus discípulos o tesouro amealhado em seus estudos, que muitas vezes ocorrem de forma independente, já que este é um signo autodidata.

Alguns, se dedicam tanto a este caminho da educação que podem até se tornar verdadeiros Mestres… mas isto podemos esperar somente dos representantes mais elevados.

Sagitário está relacionado à justiça, à ética, aos valores morais e aos princípios. Como tudo isto irá se desenvolver para o indivíduo, dependerá muito das raízes, do meio social em que ele se encontra, e, principalmente, de seu arbítrio e escolha. Em geral têm sistemas de crenças próprios e autênticos, e há um grande potencial a ser explorado. Vale uma investigação junto com um bom astrólogo para verificar as condições planetárias no mapa natal e aproveitar esta experiência terrena para galgar alguns degraus na sua trajetória evolutiva.

Generosos, muitos abraçam causas nobres e buscam a verdade.

Falando em verdade… Franqueza é uma das qualidades sagitarianas. Também sem meio termo, o sagitário é capaz de uma sinceridade rústica, para não dizer grosseira. Vamos pensar que há uma parte do centauro que é o cavalo forte e gigantesco, que, muitas vezes dá aquela patada. Dói, machuca, destrói, mas o sagitariano continua na dele, porque é claro que ele falou o que tinha que ser dito.

 Já que entramos no terreno mais sombrio…

Não podemos deixar de mencionar a tendência “arrogante” natural do signo. Este é um fato que todo sagitariano tem que engolir; esta mania de ser o detentor da verdade. A princípio, ele sempre está correto em suas afirmações, com o tempo, porém (e felizmente) a qualidade mutável do signo ajuda no sentido de criar flexibilidade para ouvir e até reconhecer o valor das opiniões alheias.

Sagitário não tolera ter sua liberdade ameaçada. Tenha certeza que ganhará um inimigo se tentar impor suas metodologias a este nativo, que além de detestar hábitos ou métodos padronizados, vive a vida de forma bem descompromissada com rotinas alimentares ou físicas.

Por que é tão bom viver próximo de um sagitariano?

Todos nós temos os nossos prós e contras, e o sagitariano, tirando alguns defeitinhos aqui e ali, é uma companhia maravilhosa que você deve incluir em sua vida.

Além de aventura e emoção, a convivência é alegre e divertida. É a melhor companhia do mundo para falar de e sobre a vida… seus mistérios, valores, suas localidades exóticas, os povos distantes, outras línguas, história, filosofia, religião e espiritualidade. O que é certo e o que não é. O justo e o ilegítimo.

São as pessoas certas para te animar e agitar a rotina (especialmente se as coisas estiverem muito paradas). Então pense nisso quando estiver com estas pessoas incrivelmente felizes ao seu lado e aproveite o melhor da sua convivência.

Hoje visitamos um pouquinho do arquétipo de Sagitário, com o qual você poderá se identificar muito, parcialmente ou até quase nada. Gosto sempre de lembrar que não somos exclusivamente nosso SIGNO SOLAR. Todos nós temos uma combinação única e singular envolvendo os 12 signos do zodíaco, e alguns signos podem se destacar e outros ficarem menos evidentes em nossa personalidade. Portanto, uma análise completa e abrangente através da linguagem Astrológica requer a interpretação de todos os símbolos contidos em um mapa natal. 

Já preparando o próximo texto para falar sobre as compatibilidades entre os signos… 

Me acompanhe no Vya Estelar e fique por dentro.

Namastê!!!