por Sonia Corazza
Já ouviu falar de kombucha?
É um verdadeiro elixir de boa saúde, preparado pela fermentação do chá verde ou preto, com SCOBY (symbiotic colony of bacteria and yeast – colônia simbiótica de bactérias e leveduras).
Os efeitos de ingerir kombucha para o organismo são fantásticos, desde a desintoxicação, até a melhora do sistema imunológico, efeito antiestresse e qualificação do sangue.
Hoje quero comentar sobre cosméticos formulados com kombucha. Você encontra no rótulo dos cosméticos a denominação “Black TeaFerment”.
A história é antiga. No Japão há até spas faciais para aplicação de kombucha: o objetivo é limpar e clarear a pele. O efeito da aplicação deste probiótico na pele é bem abrangente, vai desde a ação microbioestática, que detém o crescimento de micro-organismos que não fazem bem, até melhorar a resistência da pele.
A presença de kombucha como ativo cosmético em sabonetes e produtos para limpar a pele garante um efeito de assepsia e remoção das impurezas, sem agredir o manto natural que protege a pele.
Em hidratantes e nutritivos faciais, o kombucha age como antioxidante, evitando o envelhecimento precoce da pele. Também melhora o efeito barreira, fortalecendo a elasticidade e evitando a descamação de áreas mais propensas à desidratação.
Os cabelos também se beneficiam da presença deste probiótico, pois o kombucha inibe o crescimento de fungos e outros organismos indesejados que colaboram para o aparecimento de caspa e micoses no couro cabeludo.
Vale experimentar!