por Marta Relvas
O processo de aprendizagem requer do estudante condições neurobiológicas, cognitivas, emocionais e pedagógicas, além dos estímulos necessários em cada uma das fases de seu desenvolvimento.
As funções cognitivas determinarão grande parte da capacidade e habilidade para o indivíduo buscar soluções e criar padrões de desenvolvimento, favorecendo o processo de maturação para chegar à vida adulta com controle equilíbrio cognitivo e afetivo.
Reconhecer o processo cognitivo e como o cérebro aprende é o primeiro passo para uma adaptação pedagógica em sala de aula, verificando como cada indivíduo processa as informações e como apresenta autonomia diferenciada de aprendizagem.
É fundamental reconhecer a importância desse processo para melhor promover a inserção do "sujeito inacabado", segundo Freire (2006), num permanente processo social de busca do conhecimento do mundo, de escolhas e decisões que permearão o crescimento social e intelectual desse estudante.
Segundo Paulo Freire (2006) educar exige respeito à autonomia do educando, respeito, a autonomia e a dignidade de cada um é solidificação ética que deve ser fornecida por cada participante do processo educacional. É esse respeito e acreditar nas possibilidades e capacidades individuais juntamente com um educador comprometido, buscando novas propostas e experiências darão as bases necessárias para o processo o crescimento e a aprendizagem.
Dicas para potencializar as funções cognitivas do estudante:
1 – Faça perguntas abertas utilizando a palavra "como", " quando", "onde", e "o quê".
Por exemplo: " Como vocês acham que (…..) pode influenciar a vida de vocês?
2 – Estimule o estudante a compreender que decisões e pontos de vista formulados sob forte emoções podem ser muito diferentes do que seria esperado quando a mesma pessoa está tranquila.
3 – Encoraje os estudantes à utilizarem recursos de pesquisas sobre assuntos discutidos em aula.
4 – Em situações de conflitos pessoais, desafie positivamente o intelecto do estudante.
Obs: O córtex órbitofrontal, região cerebral que permite que uma pessoa anteveja as consequências de suas escolhas, só amadurece no fim da adolescência. Por isso, ajudas e acompanhamentos são necessários até que nossos estudantes "caminhem sozinhos" no processo de aprendizagem.
Consulta bibliográfica:
Relvas, Marta P. Sob o Comando do Cérebro – entenda como a Neurociência está no seu dia a dia. Editora WAK, 2014, Rio de Janeiro.