por Jou Eel Jia
Descrita há 11 anos, a fibromialgia faz parte de um quadro de insônia e de fadiga crônicas. O organismo não forma serotonina e mais uma série de sintomas subjetivos (emocionais) acabam provocando dores no corpo inteiro.
Essas dores articulares e musculares causam um mal-estar muito grande. Enfim, trata-se de um processo de estresse crônico.
Desgaste de energia causa fibromialgia
Pela ótica da MTC, a fibromialgia é provocada por um excesso de desgaste de energia, chamada de jing – essência de energia excedente que o organismo armazena
Essa perda excessiva de jing ocorre devido à expansão da energia yang do fígado – órgão que rege as emoções. A falta de sono desgasta esse reservatório de energia. Por isso, o sono tranquilo é importante. Sem sono, o organismo não tem a capacidade de agregar jing. E como já disse, a expansão da energia yang do fígado leva a um processo de estagnação de energia, comprometendo ligamentos, músculos e articulações. Essa energia estagnada, sem circular, começa a provocar dores.
As alterações emocionais, que causam a expansão da energia yang do fígado, devem ser tratadas com meditação e relaxamento.
Para a MTC é muito importante fortalecer a energia do rim (que rege os ossos e o acúmulo de energia) através da prática de atividade física e alimentação saudável.