por Carlos Hilsdorf
Se você é do tipo de pessoa que se alegra de nunca ter tido inimigos, experimente fazer mais sucesso…
À medida que você faz mais sucesso, seu destaque é mais evidente e mais amplo, por isso, de onde você menos espera surgirão inimigos espontâneos.
Você não precisa fazer nada para despertar a ira dessas pessoas, basta existir! É que, na cabeça delas, você está ocupando, inadvertidamente, um lugar que deveria pertencer a elas ou somente a elas.
Essas pessoas, de maneira doentia, acham que o seu sucesso “rouba” algo que, por razões ilusórias que somente elas conhecem, deveria ser um patrimônio exclusivo delas.
Essas pessoas se incomodarão com você ao extremo. Farão tudo o que puderem para criar obstáculos no seu caminho e impedir o seu crescimento.
Muitos supostos amigos das fases difíceis, época em que, por emprestar o ombro, se sentiam superiores a você, o abandonarão quando você fizer muito sucesso. Esse tipo de pessoa gosta de oferecer o ombro quando você está mal, mas se sentem ofuscadas quando você brilha, são pessoas sem brilho próprio.
Não seja ingênuo acreditando em demasia em seres humanos que você não conhece em profundidade.
O pior inimigo é o que vem disfarçado de amigo.
Use o sucesso para fazer amigos
Parece contraditório falar em utilizar o sucesso para fazer amigos, se acabamos de dizer que ele é uma excelente maneira de ganhar inimigos espontâneos.
O que o seu sucesso revela sobre os outros
1ª) Mostra quem são as pessoas que não suportam o seu sucesso e o brilho da sua luz, e por inveja, farão tudo para prejudicá-lo (embora o copiem o tempo todo – irônico, não?)
2ª) Ensina que, depois que você faz sucesso, muitas pessoas que nunca se interessaram por você passam tratá-lo como se fossem amigos de infância. Pessoas interesseiras desejosas de aproveitarem os frutos das suas conquistas.
3ª) Evidencia quem são os verdadeiros amigos, aqueles que se alegram com a sua prosperidade e o seu sucesso e, estarão sempre disponíveis para ouvi-lo, dar conselhos e fazer críticas sinceras, sempre sem interesse oculto. Esses amigos são movidos pela nobreza da amizade, por quererem sempre o seu bem.
Utilize o sucesso para fazer novos amigos, pessoas que não possam obter nada que você não pudesse oferecer antes do sucesso. Procure fazer amigos que, de maneira ética, também fazem sucesso.
Procure conhecer pessoas ricas em espírito. Pessoas que estão felizes em encontrar pessoas empreendedoras como elas, que venceram todos os desafios e se alegram em conhecer alguém que fez o mesmo trajeto.
Essas pessoas estarão dispostas a te ajudar desinteressadamente e receberão de você o mesmo carinho. Ambos sabem o quanto o apoio é bem-vindo. Sabem quantos falsos amigos surgiram pelo caminho e quantos amigos interesseiros aparecem todos os dias.
Essas pessoas saberão valorizar uma verdadeira amizade.
O sucesso te permitirá fazer excelentes amigos se você considerar os itens que tratamos acima.
Lembre-se, reconhece-se a grandeza de uma pessoa pela maneira que ela trata as pessoas que não podem lhe dar nada em troca.
Observe como seus amigos e “amigos” tratam as pessoas de quem não podem obter nada, às vezes, nem sequer um sorriso.
Uma vida sem verdadeiros amigos não é vida, é uma prisão solitária.
Que seus amigos sejam poucos, se necessário for, mas que sejam bons!