por Jou Eel Jia
A respiração realiza a troca de oxigenação no corpo. Do ponto de vista energético, precisamos da respiração para recarregar nossa reserva energética.
Sob a ótica da Medicina Tradicional Chinesa, é através da respiração controlada que se consegue transformar o nosso reservatório energético (jing) em ch’i (energia ou consciência). Com a expansão dessa energia ch’i, a mente é fortalecida.
Ou seja, com o melhor controle da respiração, haverá uma melhor liberação da energia que fortalecerá a mente. Esse mecanismo no ponto de vista da neurociência é o impulso elétrico que libera neurotransmissores que fecham um circuito cerebral.
O que significa isso?
A cada aprendizado nosso, um circuito cerebral é fechado. Portanto, quem respira mal não consegue fechar um circuito cerebral, porque não oxigena o cérebro. Na prática, a cada habilidade aprendida, fecha-se um circuito cerebral
Por isso a baixa de oxigenação desencadeia uma baixa de aprendizado. Por exemplo, uma criança com adenóide respira mal, o mesmo acontece com idoso com aterosclerose. Uma boa respiração melhora a expansão do circuito cerebral e a memória
Respirar certo = respirar pausadamente e profundamente
O ansioso respira mal porque respira rápido e curto e não permite a saturação de oxigenação. Ou seja, a fixação do ch’i.
As técnicas que auxiliam na fixação do ch’i no organismo são: yoga, lien ch’i (clique aqui) e meditação.
Isso permitirá a oxigenação das células e a eliminação de radicais livres, substâncias que provocam envelhecimento.