Sardas brancas: como os cosméticos podem ajudar?   

Sardas brancas são áreas da pele despigmentadas. O uso de cosméticos pode ajudar na proteção dessa pele desprotegida.

A Academia Americana de Dermatologia promove anualmente um congresso para médicos dessa especialidade com o objetivo de divulgar o que há de nova no segmento. Além de abordar temas ligados às doenças da pele, cabelo e unhas, também acontecem palestras, workshops e treinamentos com profissionais do mundo inteiro.

Continua após publicidade

Só para médicos

Neste ano um dos temas abordados foi o uso do ingrediente conhecido como 5-Fluoracil, 5FU, com técnicas de microagulhamento, para tratar as sardas brancas da pele, denominadas Leucoderma puntata.

Importante lembrar que existem pomadas farmacêuticas com 5FU, que são prescritas por dermatologistas para tratar problemas de pele e couro cabeludo, mas o que foi apresentado no congresso foi o uso da substância em microagulhamento.

Essa técnica milenar, provavelmente criada na China Antiga, usa agulhas muito finas, presas a um pequeno rolo, para perfumar a pele e com isso criar uma inflamação pequena; suficiente para que haja um estímulo de produção interna no organismo de substâncias restauradoras, como colágeno e elastina.

Muito importante dizer que este é um tratamento que somente médicos especializados podem fazer, pois a substância 5FU é um agente quimioterápico usado para tratar alguns casos de câncer, que apresenta um grau de toxicidade importante e, portanto, nunca deve ser usado sem conhecimento.

Sardas brancas: como os cosméticos podem ajudar?

O que me chama a atenção é a busca para amenizar essa diferenciação de tons de pele quando se tem sardas brancas. As sardas podem ser também castanhas ou marrons.

Continua após publicidade

Tendo-se em vista que sardas brancas são áreas da pele despigmentadas, o uso de cosméticos pode ajudar na proteção dessa pele desprotegida.

E aqui estão as boas escolha em ingredientes ativos que podem ser encontrados em cremes e loções para aplicar nas regiões onde existem sardas brancas: os carotenoides. Essa categoria de substâncias derivadas da Vitamina A ajudam a evitar os danos causados pela radiação solar e melhoram a elasticidade, maciez e luminosidade, doando uma qualidade melhor para a pele. Entre os carotenoides mais importantes estão O betacaroteno, a Luteína, O Licopeno e as Xantinas.

E lembre-se também que uma dieta rica em vegetais verde escuro, vermelhos e alaranjados vai trazer carotenoides para seu corpo, colaborando também para uma melhora na pele com sardas brancas. Então, cenoura, manga, abóbora, tomate, ervilha e brócolis são boas dicas.

Continua após publicidade

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br