por Emilce Shrividya Starling
Um dos propósitos de nossa existência é buscar a felicidade. Tudo que fazemos é para sentir felicidade. E, uma das fontes da felicidade é ter saúde.
A saúde é um dos fatores necessários para uma vida feliz. Todos nós queremos ter saúde e desejamos saúde aos outros, pois ter saúde é muito precioso. Porem, precisamos entender que a saúde não vem de graça. Ela é conquistada a cada dia, cuidando de nosso corpo, da alimentação, de nossa mente e do espírito.
O Yoga nos ensina a arte de ser feliz. E, nos ensina também, a arte de conseguir a saúde integral: saúde física, emocional, mental, social, e espiritual.
Procedimentos essenciais para não adoecer e manter a saúde
– Tenha o discernimento de não comer demais e nem de menos. Desenvolva a disciplina para escolher alimentos saudáveis, buscando na comida o prazer benéfico e não apenas o prazer momentâneo que adoece o corpo.
– Fique livre de vícios que trazem dependência e doenças. Através do amor a si mesmo, a pessoa pode se libertar e ter autodomínio sobre seus sentidos.
– Exercite seu corpo com regularidade, com motivação, disciplina e gentileza. Faça caminhadas, pratique hatha yoga ou tai chi chuan, musculação leve, alongamentos, Pilates ou natação.
– Tenha aulas de dança, ou simplesmente dance espontaneamente. Ouça músicas bonitas e mantras. A música e a dança são terapias poderosas para alimentar o bom humor e a saúde.
– Aprenda a relaxar para criar novas energias e dissolver a ansiedade. Durma o necessário para descansar e renovar-se.
– Compreenda que é uma terapia compartilhar os sentimentos, desabafar, partilhar as dúvidas, erros e alegrias com a família e amigos, porque as emoções e sentimentos reprimidos geram doenças como gastrites, úlcera, dores na coluna.
– Não cultive a tristeza, nem sentimentos de culpa ou sentimentos de não aceitação da vida ou de autodepreciação porque trazem doenças pulmonares e depressão.
– Assim como a felicidade, a saúde pode ser alcançada através do treinamento da mente. Quando falamos de treinar a mente, estamos incluindo o intelecto e sentimento, coração e a mente.
– Através de certa disciplina interior, podemos transformar nossa atitude e nossa maneira de encarar a vida, melhorando nosso bem-estar e tranquilidade.
– Com essa disciplina interior, começamos a identificar aqueles fatores que levam à saúde e à paz interior e aqueles que levam ao sofrimento. Depois da identificação, passamos, gradativamente, a eliminar os que levam ao sofrimento e a cultivar os que conduzem à saúde integral. Isso é de vital importância.
– Acalme a mente através da meditação e da consciência da respiração para encontrar um ponto de equilíbrio interior. O estado da mente tem grande influência sobre nossa experiência do dia a dia. Quanto maior o nível de serenidade da mente, maior será a paz de espírito e a saúde.
– A serenidade da mente tem como origem a compaixão, o afeto e o agradecimento. Quando dispomos dessa estabilidade interna, mesmo que faltem vários recursos externos para a felicidade, ainda é possível levar uma vida prazerosa.
– Fique livre das dúvidas. A pessoa indecisa torna-se ansiosa, com angústias. Acumula problemas e preocupações e, isso traz doenças nervosas e gástricas, labirintite e problemas de pele.
– É preciso ter coragem e discernimento para tomar decisões. Quando meditamos e acalmamos nossa mente, temos boas intuições, ideias e insights para decidir corretamente, porque nos conectamos com o espaço de sabedoria dentro de nós.
– Busque soluções e não aumente os problemas. Corte na raiz os pensamentos negativos e substitua-os por pensamentos positivos, de saúde, de prosperidade, de confiança.
– O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doenças. As pessoas negativas preferem lamentar e são pessimistas. Não veem as soluções porque só ficam focadas nos problemas. Entenda que “é melhor acender um fósforo do que lamentar a escuridão”.
– Entenda que somos o que pensamos, portanto, cultive pensamentos positivos que trazem entusiasmo e bem-estar.
– Perdoe a si mesmo. Perdoe os outros e não guarde mágoas. Quem guarda ressentimentos perde a saúde e a alegria de viver. Quem perdoa tem saúde física e mente pacífica.
– Se a pessoa nutre pensamentos rancorosos ou muita raiva, ela destrói a própria saúde, esse fator tão essencial para uma vida feliz. Por outro lado, se a pessoa conseguir manter um estado mental calmo, poderá ser feliz apesar de ter uma saúde frágil.
– Aceite suas limitações. Aceite as críticas e aprenda com elas. Isto é sabedoria .
– Aceitar-se é fundamental para uma vida saudável. Quem se rejeita e não tem boa autoestima alimenta os venenos da mente: a autodestruição, a inveja, o ciúme. Não tem tranquilidade e adoece devido a esses sentimentos.
– Desenvolva as qualidades como tolerância, paciência, compreensão, aceitação e confiança.
– Confie na vida e nos outros. Sem essa confiança não é possível amizades verdadeiras e bons relacionamentos.
– Confie em você mesmo. Confie no seu Deus interno. Sinta: Eu estou com Deus. Ele está comigo.
Lembre-se das palavras de Baba Muktananda, um grande Mestre yogue: “Deus habita em você, como você, para você. Veja Deus em cada um.”
Permita que essa confiança lhe dê apoio interno para superar os desafios, ter boa saúde e fluir suavemente pela vida. Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!