por Eduardo Yabusaki
Essa não é uma situação incomum entre os pares: seja no namoro, noivado ou casamento. Portanto, mais do que considerar uma situação intransponível, é importante reconhecer e enfrentar de forma a não gerar estresse ou desgaste no relacionamento.
Certamente o diálogo é uma das formas mais usuais de comunicação entre o par, portanto a sua falta ou dificuldade pode comprometer a resolução de conflitos e causar desentendimentos.
A convivência harmoniosa não pode ser descuidada. Quando há algum tipo de dificuldade entre as partes, é importante avaliar o que pode estar gerando ou influenciando esse acontecimento. Por vezes, podem ser fatores ligados à estrutura do relacionamento, como características individuais do tipo: um mais falante que o outro; um mais introspectivo e reservado; ou ainda um mais explosivo ou impulsivo que inibe o outro.
Existem situações em que fatores externos ao relacionamento podem interferir, tipo um estar mal-humorado, porque teve um dia de trabalho difícil e não tem clima para falar, ou quando está preocupado com algum problema de saúde de um parente e está muito triste.
Enfim, independente do motivo, é preciso que o enfretamento seja vivido da forma mais tranquila e positiva possível.
É possível mudar essa condição entre as partes?
Ou seja, pode-se melhorar o diálogo onde ele não existe ou é falho?
Claro que sim. Sempre é possível mudar qualquer coisa entre o par, desde que ambos reconheçam essa dificuldade e a importância de superá-la.
Sempre avalio e considero que se existe amor entre o par, todo esforço para mudar e melhorar valerá a pena.
Cuidados para superar a falta de diálogo ou não piorá-lo:
1º) Evite a animosidade ou alteração de seu humor ao estabelecer o diálogo com o outro. Isso é prejudicial à comunicação e pode gerar mágoas desnecessárias;
2º) Use sempre de muita paciência e tolerância para tratar dessa questão. Lembre-se: não é uma situação que se instalou de forma desejada, mas sim por circunstâncias que não foram favoráveis;
3º) Trate dessa questão em momentos de tranquilidade ou neutralidade, e não no meio de brigas ou discussões. Isso só fará aumentar mais os sentimentos negativos de angústia, tensão, raiva ou nervosismo;
4º) Acredite sempre no amor! E mudar é um processo que deve ser internalizado de modo contínuo – para a vida toda!
Não há garantia ou receita do sucesso para o bom diálogo. Portanto, se perceber que está sendo difícil enfrentar e superar qualquer tipo de problema, não deixe que isso evolua ou cresça; procurar uma terapia de casal poderá ajudá-la a enfrentar e superar conflitos. Não deixe passar muito tempo para que mágoas e sofrimentos não se sobreponham ao amor.