por Margareth dos Reis
“Estou me sentindo sentenciada de morte. Meu desejo sexual desapareceu. Ainda menstruo e já tenho 52 anos. Estou muito desanimada e triste. Ainda estou jovem, conservada e todos são unânimes em dizer que aparento 40, 41 anos, mas, se não tenho tesão, pra quê? É muito frustrante. Não sei o que fazer.”
Resposta: Você deve estar bem perto do fim de um período de mudanças importantes na sua vida, que em geral começa por volta dos 40 anos com a queda lenta e gradual dos hormônios sexuais femininos e vai até a cessação da capacidade de conceber, isto é, até a menopausa.
O pico mais importante dos sintomas que anunciam e acompanham as mudanças ocorre entre os 48 e 52 anos.
No entanto, o período que vai das primeiras irregularidades menstruais até a última ovulação denomina-se climatério.
A menopausa refere-se à última menstruação da mulher. Apesar de os sintomas não serem os mesmos entre as mulheres, os mais comuns são:
Sintomas do climatério
1º) as alterações menstruais, diminuição ou aumento do fluxo sanguíneo, antecipação ou atraso das datas normais;
2º) alterações de humor e instabilidade emocional;
3º) fogachos ou calores acompanhados de rubor e transpiração;
4º) falta de desejo sexual decorrente da diminuição da lubrificação vaginal.
Todavia, o climatério também coincide com uma fase da vida em que a mulher observa vários sinais iniciais do envelhecimento, como o surgimento de rugas, cabelos brancos, algumas mudanças físicas que, por mais que ela se cuide, ela pode associar esses acontecimentos à decadência e chegar à depressão.
Portanto, você deve relatar tudo que está acontecendo com você ao seu médico(a) ginecologista para receber orientação de tratamento adequada ao seu caso o mais rápido possível. A avaliação emocional deve ser considerada e, um tratamento conjunto, ginecológico e psicoterapêutico, pode redefinir sua qualidade de vida daqui para frente.