Sem fazer natação na pandemia? É preciso manter a forma

Se você largou a natação na pandemia, veja como manter seu condicionamento físico com um treino específico para esse esporte

Resposta: Olá nadadora! Acredito que nessa pandemia os praticantes de natação e de outros esportes aquáticos sofreram bastante.

Continua após publicidade

Para quem não quer se arriscar a frequentar sua piscina habitual, a minha sugestão é se condicionar fisicamente e esperar “a poeira baixar”, já que agora estamos com essa nova variante, a Ômicron.

O condicionamento físico, como assim demonstra a própria expressão, é deixar o seu físico condicionado, acostumado, treinado ou preparado para o que for necessitar. Seja, nadar recreativamente, nadar como atleta amador, praticar qualquer esporte como amador ou profissional.

Quantas vezes vemos notícias que um certo atleta profissional se machucou, mas continua forte na preparação física (ou condicionamento físico) para participar de um determinado jogo ou torneio.

Sem fazer natação na pandemia? Veja como manter seu condicionamento físico

Minha sugestão seria mais ou menos isso para você. Realize uma preparação física ou condicionamento físico para sua natação habitual.

Continua após publicidade

A preparação física geralmente é específica ao esporte. A sua será para a natação. Vamos lá!

Parte 1: fortalecimento dos manguitos rotadores

São 4 músculos essenciais para estabilizar e proteger o ombro, como no caso da natação, vôlei, tênis, handebol, beach tênis etc.

Pesquise no YouTube, Instagram, sites de fisioterapia a seguinte frase-chave: “fortalecimento de manguito rotator”. Na minha página de YouTube MilaImai, há uma série para fortalecimento de ombros onde demonstro esses exercícios.

Continua após publicidade

Parte 2: fortalecimento de membros inferiores ou pernas

Vale a mesma sugestão (buscar nas plataformas digitais), porém se você subir escadas, caminhar ou pedalar, já tá valendo o fortalecimento.

Parte 3: condicionamento cardiovascular

Esse condicionamento é essencial para treinar seu coração e pulmão para a prática de natação. Você vai conseguir esse objetivo escolhendo uma das opções abaixo.

Opção 1 – Caminhar com pequenos trotes, por exemplo, caminhar 5 minutos e trotar dois minutos. E gradativamente diminuir a caminhada e aumentar o trote, até trotar ininterruptamente por 30 minutos; isso de três a quatro vezes por semana.

Opção 2 – Pedalar por 40 minutos, três a quatro vezes por semana.

Opção 3 – Praticar elíptico ou transport (aparelho de academia), de 15 a 30 minutos, três a quatro vezes por semana.

Parte 4: alongamento geral do corpo

Faça diariamente seus alongamentos habituais da natação. Se você não realizava antes, atenção! Faça! É muito importante se alongar. Aqui, insisto também que procure na internet uma série de alongamento que te agrade. Digite na busca: “alongamento para a natação”.

Bom, espero que sua natação volte o mais rápido possível e quando você regressar, verá que estará supercondicionada!

Bons treinos!

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.