Sempre que fico nervosa, sinto vontade de doces. O que faço?

E-mail enviado por uma leitora:

“Sempre que fico nervosa, o que não acontece todo dia, tenho vontade de doces. Isso é normal? Isso pode se tornar um transtorno alimentar? Como um chocolate de 90 gramas, por exemplo, quando fico nervosa.”

Continua após publicidade

Resposta: Muitas vezes, fatores desencadeadores da nossa ansiedade podem ter consequências diversas no nosso comportamento, incluindo comportamentos de comer certos alimentos. Por outro lado, é importante observar também o seu padrão alimentar, pois a comida é o nosso combustível, é o que nos dá força para termos energia diária. Por exemplo, se você está fazendo dieta, ingerindo poucas calorias e cortando grupos alimentares inteiros, sem um acompanhamento nutricional, seu corpo pode estar em estado de estresse e privação, daí nada mais natural que essa “carência de energia” lhe faça buscar alimentos mais calóricos, como o açúcar, que promove o pique energético. Se for este o caso, reavalie a sua alimentação.

Quando você sente essa vontade de comer doces?

É importante avaliar esses momentos que você sente vontade de comer doces. Quando ele começa, quando termina, quão intensa é essa vontade e quanto tempo dura. Questione-se.

Procure entender os aspectos motivacionais como: angústia, cansaço, o comer emocional, frustração…   para comer doces e o que você sente depois de comê-los. Compreender também a “química emocional” do seu cérebro é entender o motivo que a faz buscar por doces. A Tensão Pré-Menstrual (TPM) envolve uma flutuação de hormônios – sendo um aspecto fisiológico do seu organismo – que pode desencadear essa vontade de comer doces, por exemplo. Tente avaliar esse aspecto também.

Continua após publicidade

Força do hábito

Outro fator é o poder do hábito. Se você tem o hábito de comer doces associado à outra coisa, por exemplo, café após o almoço, entre outros. Isso pode ser um potencializador para seu cérebro associar/condicionar tal evento a tal demanda. Inclusive, quando você está nervosa e sente essa vontade incontrolável de comer doces.

Compulsão alimentar

Continua após publicidade

Já a compulsão alimentar se refere à outra classe de comportamentos disfuncionais, é quando envolve um descontrole em comer tanto em grandes quantidades, no curto espaço de tempo de ingestão daquele alimento, bem como na emoção desagradável que vem associada a esse comportamento para aliviar tal sofrimento e/ou angústia, ansiedade, por exemplo.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.