Sempre sonho que sou rejeitada. Como me livro disso?

É como se os sonhos estivessem dizendo: ela não quer você

E-mail enviado por uma leitora:

“Estou te enviando este e-mail, pois algo me ocorre faz uns meses e tem me incomodado demais. Tentarei ser breve, caso eu não consiga, peço desculpas; é importante que saiba tudo para melhor entender o caso. Anette, faz dez anos que me apaixonei por uma moça que igualmente se apaixonou por mim. Na época do acontecido, nós éramos muito novas, ela tinha 12 anos e eu 16. Vivemos por uns três anos sentimentos muito confusos que prejudicaram a gente se entender. Tínhamos uma relação de “cão e gato”, mas nunca chegamos a nos relacionar. Vivíamos brigando, até nos batíamos e deixávamos outras pessoas se meterem no assunto. Nossa história terminou com uma injustiça, fui acusada de algo que não fiz. Tempo depois soube por alguém que ela gostava de mim, e que talvez se eu tivesse insistido mais um pouco, ela teria confessado. Bem, nos reencontramos depois em uma aula particular, continuamos a não nos entender, trocamos olhares, mas só isso. Depois disso, fomos cada uma para um lado. Ela se tornou evangélica e eu me formei na faculdade e me tornei umbandista. Bem, o que está acontecendo é que este ano tenho sonhado demais com ela, nas seguintes situações:

– Ela não estava bem;
– Eu estava procurando por ela;
– Ela me rejeitava;
– Eu me declarava e contava dos sonhos;
– Eu dizia que lia a Bíblia por causa dela;
– E eu atrás dela, mas ela rejeitava.

O que acontece é que sempre que sonho com ela, acordo com a sensação de amá-la e até de que ela é minha namorada. O que faço para me livrar desses sonhos? E se eles têm algum significado. Uma observação: uma vez fiquei doente este ano e só pensava nela. 

Continua após publicidade

Resposta: Pelo seu relato, sua vida amorosa se resume a um sonho nunca concretizado. Você se apaixonou por uma pessoa que nunca pôde, ou nunca quis estabelecer uma relação amorosa de verdade com você. E esse seu desejo não realizado aparece, no presente, sob a forma de sonhos sequenciais de rejeição. É como se os sonhos estivessem dizendo: ela não quer você. E você os ignora… Então eles voltam tentando fazer você tomar consciência de que está perseguindo uma relação utópica, impossível. Afinal, no amor, quando um não quer, o amor se torna impossível. E ela já te disse com todas as letras que não quer esse relacionamento.

Como se livrar desses sonhos

Talvez, a melhor forma de você se livrar desses sonhos, seja perdendo o medo e se apaixonar de verdade por alguém que queira namorar você. Sonhar é bom, mas viver é melhor ainda.

Essa pessoa por quem você se julga apaixonada, talvez tenha despertado em você, através dessa “relação de cão e gato”, como você a descreve, uma sensação de visceralidade, de estar viva e querer lutar, de ter sangue correndo nas veias. Mas não passou disso. Essa obsessão por ela acaba atrapalhando sua vida e impedindo que você experimente uma relação amorosa de verdade.

 Ê claro que você pode ir atrás dela, falar tudo o que sente, e ver se ela realmente gosta de você, mas não tem coragem de assumir. Para isso, é preciso coragem, determinação e consciência de que você pode ouvir um não, agora definitivo. Mas às vezes é melhor você ouvir esse não que pode ser sua libertação para vivências mais reais. Ou, você pode se surpreender e ouvir um sim… você decide.

Continua após publicidade
Viver sonhando te priva de trocas amorosas reais  

De qualquer forma, seria bom você tentar entender que tipo de relacionamento gostaria de viver e procurar chegar perto de pessoas que também estejam a fim de você. Viver sonhando, como você tem feito, acaba por te privar de trocas amorosas reais que são o único caminho para o seu amadurecimento pessoal. Você parou na adolescência, na utopia, e seus sonhos tentam empurrar você para a vida real. Viver experiências reais não impede que você sonhe, muito pelo contrário. As realizações amorosas podem despertar em você novas fantasias, novas vontades e novas vivências. Pelo menos tente.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

Continua após publicidade