E-mail enviado por uma leitora:
“Mesmo quando estou solteira, não consigo ficar sem sexo por um longo período… E se aparece a oportunidade de fazer um sexo casual, faço. Mas mesmo sabendo que vai ser casual, sempre vem depois aquela sensação de vazio… Por que isso acontece? Teria que mudar alguma crença minha para eliminar esta sensação de vazio?”
Resposta: Pois é… você não consegue ficar sem sexo por um longo período nem ficar bem após um sexo casual. Então, vamos esclarecer esses pontos. O prazer sexual independe de você estar com alguém, uma vez que você pode dar asas à sua imaginação e curtir sensações eróticas até chegar ao orgasmo se autoestimulando. Só precisa ser uma experiência que resulte em bem-estar, sem tempo determinado.
A fantasia de que a satisfação sexual só se alcança estando com alguém, ainda persiste para a maioria das pessoas. Assim, diante das infinitas ofertas de prazer imediato, elas não conseguem resistir ou esperar por oportunidades cultivadas. Mesmo com a realidade mostrando cada vez mais que o percentual de pessoas solteiras ou sozinhas é semelhante ao de pessoas com algum tipo de compromisso amoroso.
Por outro lado, cabe questionar se você não está depositando expectativas de bem-estar mais duradouras do que uma transa casual pode oferecer. E essa pode ser uma armadilha emocional, pois pode te levar a insistir no que sabe que não vai te fazer bem depois. Dito isto, vale procurar evitar a expectativa de que o sexo casual possa te garantir um efeito duradouro de satisfação após a transa sexual ou ativar o seu ânimo para descobrir novos caminhos que te permitam encontrar um relacionamento com potencial para se estabelecer um vínculo afetivo-sexual estável.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.