por Anette Lewin
"Separei-me judicialmente faz um mês. Não tínhamos bens nenhum para dividir. Mas meu ex-marido ainda mora comigo na casa que era de meus pais, e não tem para onde ir no momento. Deixei que ficasse aqui por uns tempos, mas estou muito mal, pois não me sinto bem para retomar minha vida"
Resposta: É necessário que você comece a estabelecer prazos.
Não ter para onde ir é relativo
Não ter para onde ir é uma questão muito relativa, a não ser que seu ex-marido não trabalhe e não tenha nenhum parente ou amigo, não é? Talvez ele tenha que viver sem tanto conforto, talvez ele acredite que ficando ao seu lado ainda possa reconquistá-la. Enfim, parece que ele não quer sair. Daí a não poder…
Com relação a você, para que não se sinta tão constrangida, lembre-se que às vezes nada como uma situação difícil para fazer com que a pessoa tome uma iniciativa e resolva fazer algo por si mesma.
Talvez, seja essa a oportunidade para que seu ex-marido comece a depender mais dele mesmo e menos dos outros.
Mas… como lidar com a situação?
Converse com ele de uma forma racional, sem agressões e mostre para ele que o tempo para que ele se adapte à nova realidade já está terminando. Seja assertiva, mas cuidadosa. Explique que você precisa ficar sozinha para se reorganizar pois, afinal, uma separação é dolorosa para ambas as partes.