por Eduardo Ferreira Santos
"Como faço para saber se, de fato, o meu casamento acabou, se não amo mais meu marido? Existe algum critério?"
Resposta: Na minha opinião, o casamento é uma Instituição muito complexa que vai bem além dos sentimentos apaixonados e apaixonantes que lhe deram origem.
Quando se pensa no término de uma relação conjugal, não é apenas o amor que conta, mas sim o afeto respeitoso, a solidariedade, o companheirismo e, principalmente, a responsabilidade que se tem na constituição de uma família.
Vejo, na prática do cotidiano, que muita gente se casa sem ter a exata noção do que significa essa "viagem a dois" e logo, logo se desilude, pois a vida não é mesmo um "conto de fadas" e sim uma série de obstáculos que se apresentam a cada dia e que devemos ter determinação para enfrentá-los.
Por outro lado, uma relação sem afeto, sem nenhuma parceria, com agressividade e muito sofrimento não vale mais a pena ser vivida e carece de uma reformulação.
Antes de por fim a um casamento, acredito que valha a pena uma boa conversa sobre o que está acontecendo de fato e se há possibilidade de reconciliação.
Caso não haja, talvez seja mesmo a hora de terminá-lo (com todo o sofrimento que isso implica).
Atenção!
Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.