por Marta Relvas
Você sofre de nomofobia?
Por quanto tempo você consegue ficar sem acessar uma tecnologia?
O que é nomofobia?
É a dependência de computador, internet, redes sociais e telefone celular. Na ausência desses dispositivos, o sujeito muda o comportamento, sente-se inseguro e ameaçado.
Segundo, King e Nardi, o termo originou-se na Inglaterra a partir da expressão no mobile, que significa sem celular. Essa expressão uniu-se à palavra fobos, do grego, que significa fobia, medo. Surge, então, o termo nomofobia.
A sociedade moderna sofre de nomofobia. Essa nomenclatura específica representa os sentimentos e sensações do indivíduo não conseguir viver sem as novas tecnologias.
A nomofobia está relacionada aos possíveis transtornos que poderão vir a ser identificados como os ligados à recompesa dos objetos de desejo: compra de telefones celulares, computadores, ao consumo excessivo de dispositivos das novas tecnologias.
Alerta
A nomofobia segue o mesmo princípio de qualquer outra fobia. O indivíduo com esse transtorno ansioso costuma desenvolver dependência patológica de uma determinada tecnologia (computador ou telefone celular), como forma de minimizar as suas dificuldades, pois esses dispositivos costumam trazer a sensação de segurança, bem-estar e confiança, reduzindo o estresse em muitas situações do cotidiano.
O indivíduo com transtorno ansioso de nomofobia quando se vê impossibilitado de se comunicar por alguma tecnologia, ao invés de segurança e confiança que poderia adquirir, sente-se ameaçado como se estivesse em perigo. Essa ideia construida de maneira equivocada, faz com que a impossibilidade de se comunicar seja considerada, e isto é o bastante para disparar os sintomas indesejados.
Em relação ao telefone celular, podemos observar indivíduos que apresentam sentimentos de ausência e vazio relacionados à falta do aparelho. Mesmo com o dispositivo nas mãos, apresentam a falsa impressão de se sentirem acompanhados como se estivessem com uma pessoa ao lado.
O indivíduo que tem transtorno ansioso de nomofobia é capaz de dormir com o telefone celular ligado por 24 horas, e quando não é possível permanecer com ele ligado, o mantém no modo vibrador, deixando sempre por perto e visível.
O que precisa ser observado é que a insegurança e a baixa autoestima contribuem para que se sintam rejeitados quando não recebem ligações ou quando verificam que seus amigos recebem mais ligações do que eles.
Dica importante: primeiro sinal
O comportamento nomofóbico, que leva o indivíduo a depender do telefone celular, dá apenas um alerta da existência de um transtorno primário (inicial) que deve ser investigado.