por Renato Miranda
Difícil encontrar alguém que não reconheça a importância da prática esportiva na formação dos jovens. Um dos problemas após os primeiros contatos com o esporte diz respeito à adaptação dos jovens frente às demandas das competições. Se por um lado há jovens que percebem desde cedo que o esporte competitivo não é algo prazeroso, outros, no entanto, correspondem de maneira satisfatória à competição e às diversas formas de treinamento e exigências.
Já dissemos em textos anteriores que a competição pode ser uma rica experiência na vida dos jovens. Agora nossa discussão é outra:
Primeiro é fundamental reconhecer que é natural um jovem não gostar de esporte competitivo e é possível viver e crescer sem a competição em sua vida. Afinal de contas, há muita atividade pra se fazer além do esporte.
Por outro lado, há muitos outros jovens que adoram um determinado esporte, e imaginam que podem investir toda sua energia em determinada modalidade competitiva e usufruir ao máximo de treinamento e competições. Todavia, muitas pessoas ficam em dúvida se realmente elas estão preparadas para a rotina competitiva ou se o corpo adapta à modalidade esportiva escolhida. Por outro lado, não conseguem imaginar se suportarão uma rotina de atleta, se possuem os pré-requisitos para lutar pelo sucesso no esporte escolhido e outros tantos questionamentos.
Para tentar ajudar pais e jovens, preparei um guia baseado em estudos, experiência e vivência no esporte que pode servir como uma orientação preliminar na tentativa de responder alguns questionamentos e avaliar se realmente o jovem tem propensão ao esporte competitivo e suas exigências.
Abaixo você responde as questões e em seguida com base no resultado você terá itens para ajudá-lo em sua autoavaliação.
Guia de capacidade psicofísica para a competição
1) Percebo que minha estrutura corporal combina com o esporte que escolhi praticar.
Sim ( ) Não ( )
2) Fico satisfeito em cumprir tarefas que exigem esforço físico e mental.
Sim ( ) Não ( )
3) Recupero minhas energias sem maiores problemas depois de uma sessão de treinamento.
Sim ( ) Não ( )
4) Gosto de desafios constantes para testar meus esforços e habilidades.
Sim ( ) Não ( )
5) Sinto confiança em situações de disputa esportiva.
Sim ( ) Não ( )
6) Percebo alegria nas tensões naturais da competição esportiva.
Sim ( ) Não ( )
7) Concentro facilmente naquilo que tenho de fazer nos treinamentos e competições.
Sim ( ) Não ( )
8) Estou sempre pronto (motivado) para treinar e competir.
Sim ( ) Não ( )
9) Sou capaz de fazer grandes sacrifícios pelo simples prazer de treinar e competir.
Sim ( ) Não ( )
10) Gosto de aprender cada vez mais as técnicas para melhorar meu desempenho.
Sim ( ) Não ( )
Orientação geral do resultado: (marque conforme a quantidades de respostas SIM e depois veja a interpretação da letra marcada)
a) De 0 a 1 SIM – competição esportiva não combina comigo.
b) De 2 a 4 SIM – competição esportiva é boa, mas só de vez em quando.
c) DE 5 a 7 SIM – competição esportiva é boa, mas é muito sacrificante.
d) De 8 a 10 SIM – competição esportiva combina muito comigo.
Interpretação:
a) Pessoas que não devem praticar competição esportiva.
b) Pessoas que a competição esportiva deve ser de baixa exigência (ex. futebol de fim de semana ou na aula de educação física).
c) Pessoas com características para a competição esportiva, mas para usufruir do esporte apenas em nível amador.
d) Pessoas com pré-requisito para investir no esporte competitivo em nível superior (alto nível).