E-mail enviado por um leitor:
“Sempre me sinto culpado e acho que a vida me pune por isso. Isso tem algum fundamento? Qual pode ser a causa desse problema? Dói demais, vivo atormentado. Preciso tomar remédio? Perdi coisas demais na minha vida por causa desse sentimento de culpa, que era inconsciente, agora se tornou consciente. O que o senhor me aconselha? Se puder me ajudar lhe agradeço muito.”
Resposta: Provavelmente você foi criado em um ambiente disfuncional em que lhe era imputada uma série de culpas e isso criou em você uma “disfunção cognitiva”.
Como e por que começamos a ver a realidade de forma distorcida?
Explico: durante toda a nossa vida, mas principalmente na infância, vamos recebendo informações do meio exterior sobre o que são as coisas, os atos, as emoções etc.
Nós nos miramos neste “espelho” que dá às informações (conceitos/cognições) que introjetamos à nossa personalidade, ao nosso modo de ser. Se somos criados em um ambiente tóxico, recebemos informações distorcidas da realidade, algo assim como se víssemos o mundo e nós mesmos de uma forma, senão negativa, certamente distorcida.
Por exemplo, uma criança que viva em uma família que critica tudo e todos, há de crescer acreditando que tudo o que faz é errado ou causador de mal aos outros.
Estes conceitos, cognições, pré-conceitos ficam impregnados em nossa mente, nos levando a ver a vida sobre esta óptica distorcida. Portanto, distorções cognitivas são pré-conceitos que temos em relação aos outros, ao mundo em si é a nós mesmos.
Como sempre digo “um espelho deformante produz uma imagem deformada”.
Uma boa terapia poderá ajudá-lo a se livrar dela. Procure uma ajuda psicológica e, se for necessário, uma medicação antidepressiva poderá ajudá-lo também.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.