E-mail enviado por uma leitora:
“Olá, eu me sinto muito angustiada, fraca, com vontade de chorar o tempo todo, me sinto feia e insatisfeita com meu corpo. Como o senhor pode me ajudar?”
Resposta: Oi! É interessante você avaliar o tempo, frequência, intensidade e quais comprometimentos e/ou prejuízos você teve decorrente desses sintomas. Há algum motivo aparente para você se sentir assim? São perguntas a serem feitas nesse seu processo de autoavaliação.
Um exercício interessante seria você avaliar a sua vida nos diferentes aspectos e/ou quadrantes. Determine um grau (0 a 100%) o quanto você está investindo nas seguintes áreas: área social, profissional, afetiva, saúde, espiritual, familiar, entre outros. Observe se há alguma área comprometida e o que você tem feito a respeito para melhorá-la.
Se você está se sentindo fraca ultimamente, é preciso observar se há condições orgânicas associadas, como: déficit de vitaminas, alterações hormonais, entre outros.
Já em relação à sua angústia e insatisfação com a sua autoimagem, observe se essa sensação de angústia tem causa aparente ou se já está há algum tempo na sua vida. Às vezes, não temos situações associadas e um profissional qualificado poderá lhe ajudar nesse processo de autoconhecimento.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.