Sonhos na pandemia

O que dizem as imagens do inconsciente neste momento das nossas vidas?

Um dos materiais mais ricos e fascinantes utilizados na abordagem Junguiana é a análise dos sonhos. Muitas pessoas têm a tendência de racionalizá-los. É muito comum chegarem na clínica dizendo: “Eu sonho com cenas que eu vivi durante o dia”, ou “Eu devo ter sonhado com esse ator porque vi um filme dele essa semana.”. Mas não é tão simples assim.

Continua após publicidade

Por que será que diante de tantos eventos que aconteceram durante seu dia, seu inconsciente reproduz justamente essa imagem? Mesmo que seja uma imagem do cotidiano? Ou por que seu inconsciente registrou uma cena do filme e não outra?

Não ignore as imagens que ecoam da alma…

Como disse Jung: “O sonho não lembrado é como uma carta não lida.”. Portanto, seu inconsciente envia cartas para você o tempo todo. Leia-as… descubra essa linguagem secreta, única, que fala do seu drama existencial, e que irá te dar respostas para suas angústias mais profundas, e te conduzirá ao caminho da SUA jornada para dentro e fora de si mesmo.

O que os sonhos dizem na pandemia?

Continua após publicidade

O mais incrível após tantos meses de isolamento social é que meus clientes continuam seguindo sua jornada pessoal. A maioria deles não sonha que estão usando máscaras. Todos continuam trabalhando seu processo de individuação, enfrentando seus monstros internos, seus traumas, suas dificuldades individuais. O vírus quase não aparece como ameaça. Mas a forma como enfrentamos os dilemas da vida continua pulsando em busca de uma resposta.

E você? Anota seus sonhos? Valorize-os… eles são o diálogo mais importante entre você e o que há de mais profundo em sua existência.

Psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Saúde Mental e Qualidade de Vida pela Unifesp-EPM, e Mestrado em Ciências da Saúde pela Unifesp-EPM. Atua na área clínica com a abordagem junguiana, e como pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). Mais informações: www.psicoterapiajunguiana.com.br

Continua após publicidade