por Roberto Shinyashiki
Grande parte dos problemas que a humanidade enfrenta hoje se devem à falta de uma liderança efetiva e comprometida com as propostas de mudanças e com a execução de projetos.
O planeta Terra precisa de líderes, os países precisam de líderes e, em um nível mais próximo do seu dia a dia, a sua empresa precisa de líderes.
E onde estão esses líderes de que sua empresa precisa? Eles já estão dentro da sua própria empresa.
Então, tudo o que é preciso é investir na formação dessa liderança, naquelas pessoas que vão tocar os projetos, nas pessoas que se sentem responsáveis, são competentes e trabalham para que as coisas aconteçam.
Quando vou fazer uma palestra, é muito simples eu saber se a empresa tem liderança ou não.
Quando eu chego para dar a palestra em uma empresa em que a liderança está presente, tudo já está organizado, a pessoa responsável me atende, me leva para o auditório, me apresenta ao pessoal técnico, me leva para o diretor que está organizando o evento e que vai me dar o briefing. Tudo funciona muito bem. Cada líder cumpre o seu papel e passa a sequência do processo para o próximo líder. E as coisas acontecem.
É completamente diferente de muitas empresas em que chego e que ninguém sabe o que vai acontecer, ou o que cada um vai fazer, e um vai jogando a bola para o outro, sem querer assumir a sua parte de responsabilidade.
Quando vejo uma empresa que não funciona, que tem problemas, onde os projetos não acontecem, posso perceber com facilidade pessoas sem paixão, sem competência, ou sem conhecimento do que elas têm de fazer.
Vejo que tem um ambiente ruim e que as pessoas precisam se livrar o mais rapidamente possível das incumbências, dos problemas e das responsabilidades.
Falta respeito à palavra dada, todos falam e depois desdizem o que tinham dito. E, principalmente, existe uma falta total de parcerias: um departamento não se comunica nem se une com o outro para dar continuidade aos projetos.
Os quatro segredos da liderança
Por isso, quero dizer quais são os segredos para ter líderes em sua empresa. O que é preciso ter em mente na hora de formar uma equipe e escolher seus líderes:
1. Líderes são pessoas obstinadas, determinadas, têm obsessão criativa, ajudam as pessoas a definirem o que querem e a lutar pelo que querem.
2. É preciso criar na empresa um ambiente produtivo, manejar positivamente a energia. Se o pessoal está desmotivado, a liderança não se desenvolve.
3. É fundamental voltar a ter respeito pela palavra dada. Compromisso e responsabilidade com o que se assume é a base da confiança dentro e fora da empresa.
4. Investir na construção de parcerias. As equipes devem trabalhar todas voltadas para a mesa direção, somando esforços e ajudando os processos a fluírem.
Trabalhe nesses quatro pontos com a sua equipe. Trabalhe forte e você vai criar as equipes e os líderes de que a sua empresa precisa.
Mas lembre-se também de ser você mesmo um dos líderes que vão fazer essa grande diferença nos seus negócios e, quem sabe, no mundo. Pense sobre isso!