Muitas pessoas confundem propósito com ambição. Acreditam que ambicionar alcançar metas e realizações meramente materiais, é o único objetivo de vida.
O propósito é algo mais profundo e significa ter uma visão da existência que vai além das simples experiências cotidianas.
Nas conquistas exteriores, cedo ou tarde conheceremos o erro, a falha, a decepção, isto porque estamos limitados pela lei da impermanência. Não importa o que consigamos obter, não terá duração no tempo e, em algum momento, se extinguirá.
Portanto, elas jamais conseguirão nos proporcionar uma realização duradoura. Uma vez que vivenciemos as limitações que a vida nos impõe, seremos levados a buscar por algo mais.
Isto significa que sentiremos necessidade de um aprofundamento do nosso Ser, que vai além da dimensão espaço-tempo.
Meta exterior X meta interior
Enquanto a meta exterior exige dezenas de passos, a interior se resume à compreensão do passo que estamos dando no momento presente. É ele quem nos indicará em que etapa da jornada nos encontramos.
Quanto maior a necessidade de ação, a ansiedade e a ambição, menos desenvolvimento interior teremos alcançado.
A partir do momento em que atingimos um determinado grau de consciência, as perspectivas se transformam, e passamos a olhar a vida com novas lentes.
Deixamos de querer fazer acontecer o tempo todo, para nos deixarmos levar pelas circunstâncias de modo relaxado, aceitando que o propósito mais importante é o crescimento interior que alcançaremos durante o processo.