As pessoas em geral sentem dificuldade em compartilhar a própria intimidade, bem como a do relacionamento. Por vezes, se sentem inseguras de ficarem vulneráveis por conta de expor seus sentimentos. Por outro lado, não conseguem compartilhar por sequer conseguir entrar em contato com a própria intimidade. Em consequência, não aprofundam a relação.
Como me conectar com minha intimidade?
– para aprofundar-se em conhecer-se, é preciso que entre em contato com sua mais profunda essência;
– isso na prática significa entrar em contato com seus valores, pensamentos, ideais, sentimentos, afetividade, emoções, amor, enfim… tudo aquilo que lhe seja mais íntimo e pessoal;
– assim você estará “mais inteiro, pleno” para poder entrar em contato com a intimidade do outro, podendo tornar sua relação mais profunda. Quando temos consciência de quem realmente somos, conhecemos nossa Verdade, não tememos em expô-la ao outro.
Para que um relacionamento não fique na superficialidade, é preciso que ambos tenham disposição para compartilhar suas intimidades e dar assim um sentido maior à relação.
Teme a intimidade na relação? Veja 4 dicas
1ª Avalie sua escolha pelo seu par; além da paixão, outras características devem ter feito com que sinta o que está vivendo. Leve em conta isso tudo e fique o mais à vontade e confortável possível com essa pessoa.
2ª Entre em contato com os elementos que para você são importantes e verifique se observa também na outra pessoa tal característica. Se positivo, manifeste o que percebe e faça um elogio. Exemplo: se você gosta que ela(e) seja atenciosa(o) com você, reforce falando o quanto gosta ou considera importante.
3ª Lembre-se que falar de sua intimidade ou do relacionamento é importante para ambos se conhecerem e entrarem em contato com tudo que seja seu, do outro e do relacionamento.
4ª Caso sinta-se inseguro(a) ou vulnerável, é uma boa oportunidade de avaliar e refletir sobre o que possa estar por trás disso, se algo do relacionamento ou pessoal. Caso não consiga lidar com essa questão sozinho(a), se for possível, procure uma psicoterapia.
Intimidade é um aspecto importante do Seu Ser e do seu relacionamento. Ame sempre, viva e seja feliz!