Para tudo há um tempo próprio, um propósito. Tudo tem a sua hora certa para acontecer.
Cada folha que cai de uma árvore tem o seu tempo próprio. A primavera só acontece porque existe o outono. E assim acontecem as estações no Universo e também nas nossas vidas.
No entanto, algumas vezes, umas folhas caem fora da estação, ou até mesmo são arrancadas por outros motivos aparentes. É assim que acontece na nossa história. Somos como uma árvore, temos raízes, folhas e frutos. Existem as adversidades, os problemas e os contratempos. Tudo isso tem o seu tempo próprio e um propósito de existir e acontecer. Eles existem, muitas vezes, para que possamos treinar nossa capacidade de resiliência.
Resiliência: ressignifique o passado e viva o presente
Ser resiliente significa termos a capacidade de lidar com as situações adversas, superando e reagindo positivamente a elas, sem entrar em conflito emocional. O principal foco da resiliência é ressignificarmos o passado, não é esquecer o que passou, mas, sim, dar outro sentido de forma positiva e com habilidade social.
Encarar as adversidades como se fossem as estações do ano, por exemplo, é uma forma de ressignificar as turbulências vividas. Crer que um dia chuvoso e cinza logo passará e virá um dia do sol brilhante com céu azul. O melhor disso tudo é aprendermos que cada estação tem o seu tempo próprio. Uma lição a ser refletida é que cada época, assim como nós, terá sua parte resiliente e bela de ser, basta ressignificarmos!