Tempo: alie o seu ritmo ao do Universo

Para tudo há um tempo próprio, um propósito. Tudo tem a sua hora certa para acontecer.

Cada folha que cai de uma árvore tem o seu tempo próprio. A primavera só acontece porque existe o outono. E assim acontecem as estações no Universo e também nas nossas vidas.

Continua após publicidade

No entanto, algumas vezes, umas folhas caem fora da estação, ou até mesmo são arrancadas por outros motivos aparentes. É assim que acontece na nossa história. Somos como uma árvore, temos raízes, folhas e frutos. Existem as adversidades, os problemas e os contratempos. Tudo isso tem o seu tempo próprio e um propósito de existir e acontecer. Eles existem, muitas vezes, para que possamos treinar nossa capacidade de resiliência.

Resiliência: ressignifique o passado e viva o presente

Ser resiliente significa termos a capacidade de lidar com as situações adversas, superando e reagindo positivamente a elas, sem entrar em conflito emocional. O principal foco da resiliência é ressignificarmos o passado, não é esquecer o que passou, mas, sim, dar outro sentido de forma positiva e com habilidade social.

Encarar as adversidades como se fossem as estações do ano, por exemplo, é uma forma de ressignificar as turbulências vividas. Crer que um dia chuvoso e cinza logo passará e virá um dia do sol brilhante com céu azul. O melhor disso tudo é aprendermos que cada estação tem o seu tempo próprio. Uma lição a ser refletida é que cada época, assim como nós, terá sua parte resiliente e bela de ser, basta ressignificarmos!

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online

Continua após publicidade