Tempo passado e tempo futuro são ilusões. O único tempo real que existe é o tempo presente e o dia de amanhã é um mistério, uma tela em branco. Entregue, confie, aceite e agradeça.
Tempo é fluxo, mudança e movimento. Quanto mais apego, mais ele se materializa em nossas entranhas. Faz tudo parecer real às custas de um antes e um depois. Decorrências de sua “passagem”.
Na Grécia, Cronos (Saturno) devorava seus filhos, hoje nos devora e dizemos que ele passa. Mas é o tempo que passa ou nós passamos por ele? Temos tempo ou é o tempo que nos têm? Estamos no tempo e ele em nós, nossos ritmos cardíacos e respiratórios o dizem, mas por quanto tempo?
As estrelas foram tão longe no espaço, que “pararam” o tempo ou quase cortaram sua relação com ele. Quando vemos uma estrela, vemos como ela foi e não como é. Não é possível saber se ela existe, apenas que existiu! Vemos o sol como ele foi oito minutos atrás; outras estrelas como foram há milhões de anos. Quanto mais distante, mais antiga; quanto mais próxima, mais nova. A distância parece paralisar o tempo. Mas, a vida é amiga da luz, e se pudéssemos caminhar na velocidade da luz o tempo pararia! Pode uma coisa dessas? A ciência diz que sim!