Por Emilce Shrividya Starling
Muitas vezes, você não pode controlar o que acontece para você, mas pode controlar o que acontece em você. E o que acontece em sua atitude interior é que determina sua experiência na vida e pode lhe transformar para melhor.
Geralmente, as pessoas estão muito focadas nelas mesmas e no que lhes acontece. Não compreendem que os detalhes da vida, que pareciam tão importantes, passam tão rapidamente e são esquecidos. Precisam entender que a única maneira que os fatos lhe afetaram foi de acordo com seus pensamentos sobre eles.
Você é afetado pela sua própria atitude e por seus sentimentos e pensamentos. Suas experiências são determinadas pelo que você pensa e sente. “O mundo é como você o vê”.
Você não pode mudar muitos fatos e coisas que lhe acontecem, não pode mudar as pessoas, porém pode mudar a sua atitude perante a tudo que lhe acontece. Pode mudar o como pensar, o como falar e o como agir.
Alguns dizem: “Por que isso aconteceu comigo? Eu sou tão boa. Isso é injustiça”. “Por que meu marido não muda? Por que ele insiste em agir assim comigo? Não mereço isso“; ”Por que estou sofrendo essa doença?”; “Por que não consigo ser feliz no amor?”; “Por que não tenho sucesso no trabalho?”
Infelizmente, algumas pessoas vivem culpando os outros, querendo controlá-los, mudá-los, culpando seu destino. Uns chegam até a culpar Deus ou duvidar da bondade Dele. Não entendem que o único erro está em sua mente negativa, em sua própria atitude.
Tudo está de acordo com um plano divino. Assim como um filme continua a ser o que é, gostemos dele ou não, nossa vida também continua a ser de acordo com o que semeamos. Estamos em um lugar determinado, em um tempo determinado de acordo com nosso computador karmico calculado. Não é fatalismo, mas nunca somos vítimas das influências externas. Não existe injustiça. Colhemos o que plantamos nessa vida e em outras.
Durante vidas, vamos acumulando samskaras, que são esses padrões psíquicos poderosos que ficam dentro de nós e são trazidos para as várias encarnações. Atraímos para nós os pais que vão nos tratar e ensinar de acordo com estes padrões mentais acumulados. Nascemos no ambiente e circunstâncias que precisamos para nossa evolução.
Qualquer coisa que acontece no mundo externo é um reflexo de algo que criamos no mundo interno. O pensamento conduz à ação, que conduz à reação ou efeito correspondente ao pensamento. Desse modo, colhemos o que semeamos.
Como disse Mahatma Gandhi: “Mantenha seus pensamentos positivos porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes positivas tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos positivos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores tornam-se seu destino.“
Sentimentos negativos como a raiva, o ódio e o ciúme nunca resolvem problemas, nem eliminam conflitos. Somente a gentileza, o afeto, o respeito podem criar harmonia.
Seja humilde para admitir seus erros, inteligente para aprender com eles e tenha maturidade para corrigi-los.
Francisco Xavier nos disse com sabedoria: “Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida lhe abençoe”.
Seja positivo e resiliente. Tenha a capacidade de se recuperar de desafios e situações de crise e aprenda com suas dificuldades. Em vez de reclamar, aprenda e agradeça. Quanto mais você agradece, mais coisas boas acontecem.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!