por Blenda de Oliveira
“Não trabalho e inclusive por isso, ela acha que tem o direito de controlar minha vida. Ela quer escolher o que como, como me visto, até o trabalho que tenho que fazer. Quando tento começar algo novo, tipo uma dieta, ela me boicota me oferecendo comidas nada saudáveis. Já tentei conversar com ela, mas é impossível, pois ela acha que está certa. O ideal para mim, seria sair de casa e viver minha vida. Mas não dá, pois não trabalho. O que fazer para contornar a situação?”
Resposta: O que o impede de trabalhar? Você e sua mãe criaram uma aliança em que você se mantém criança e ela, a mãe, precisa dizer o que a criança pode ou não fazer. Tudo indica que vocês dependem dessa relação e estão amarrados um no outro.
Mudar essa situação envolve você sair do lugar que ocupa. Não é mais uma criança, nem um adolescente. É um homem de 30 anos, portanto, deve ter uma vida própria e decidida por você.
Para sua mãe (já que você depende totalmente dela) você não depende só financeiramente, depende como uma criança pequena depende de seus pais. Isso só pode mudar a partir da sua mudança. Considero mais fácil que a mudança ocorra do seu lado que do lado dela. Você é a pessoa mais importante para fazer a mudança. Não é rápido, e nem sem desgaste, empreender uma nova forma de estar ao lado de sua mãe, mas para que tenha força e independência sobre sua vida, é fundamental que quebre a acomodação que tem vivido.
Considere a possibilidade de buscar ajuda na psicoterapia para compreender quais os motivos psicológicos o levaram a aceitar a dependência de sua mãe até hoje. Esse entendimento poderá levá-lo a ações importantes no sentido de buscar mais autonomia. Claro, se você quiser e considerar que essa transformação seja importante.