por Eduardo Ferreira Santos
"Há um ano faço terapia e quando chego perto do meu psicólogo minhas mãos gelam e o coração dispara. O que pode ser isso? Tenho pensado em parar com o tratamento por conta disso. Tenho 36 anos, sou casada e tenho um filho"
Resposta: O que pode estar acontecendo, como primeira hipótese, é que você esteja projetando na figura de seu terapeuta alguma imagem interna forte de censura e reprovação.
E isso a faz ter medo de mostrar-se como verdadeiramente é, daí os sintomas físicos.
Estar em uma sessão de psicoterapia é como olhar para um verdadeiro "espelho vivo" que irá refletir todas as crenças, medos e desejos escondidos em sua alma.
Se você não se sente confortável em enfrentar a si mesma, isso poderá se repetir com qualquer outro terapeuta que você procure.
De qualquer forma, o mais saudável é você "encher-se de coragem" e comentar esse fato com seu terapeuta atual para que ambos possam descobrir o que está lhe causando tamanho mal-estar.
Tente esse caminho, caso não consiga a resposta que a ajude, só então, procure um outro terapeuta, mas, se isso se repetir, ressalto, o problema estará mesmo com aquilo que chamamos de "superego", ou seja, o "vigilante imaginário" que controla e condena todas nossas ações.
Boa Sorte!