por Eduardo Ferreira Santos
"Há anos tenho taquicardia e sempre passo mal. Fui ao médico e fiz exames e não deu alterações. Então me passaram para uma psicóloga. Fiz 4 anos de psicoterapia comportamental e medicamentosa, mas mesmo assim, continuo com os mesmos sintomas. O que faço? Trabalho, vou à faculdade e nada me faz me sentir melhor. Não aguento mais sentir os sintomas: taquicardia, falta de ar, medo de sair de casa, de comer, de viver. Tenho vontade de morrer logo para acabar com isso. Não suporto nem ouvir a psicóloga dizer que isso é normal, que vai passar…"
Resposta: O quadro que você descreve é típico de um Transtorno do Pânico, uma crise aguda de ansiedade que tem origem tanto biológica quanto psicológica.
Não é um quadro fácil de se tratar, mas com a medicação adequada e uma boa psicoterapia é possível reverter esse quadro.
Eu acredito que um tratamento integrado com um psiquiatra, que também seja psicoterapeuta, poderá ajudá-la bastante nesse seu sofrimento.
A medicação indicada em casos como o seu é muito variável de pessoa para pessoa e, muitas vezes, é preciso ir experimentando os vários remédios que existem até encontrar aquele exato que será metabolizado por você e diminuirá ou mesmo extinguir os sintomas.
No plano psicoterapêutico é preciso ir a fundo para se encontrar a origem de toda essa ansiedade e medo que a dominam. Muitas vezes a origem está em um grande trauma vivido na infância ou, então, na sequência de pequenos traumas silenciosos vividos ao longo do seu desenvolvimento.
Por fim, recomendo que você procure um psiquiatra psicoterapeuta que poderá ajudá-la muito a superar esse transtorno.
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.