por Eduardo Ferreira Santos
"Penso muito e nada me faz parar de pensar em qualquer palavra mal-entendida, não consigo relaxar. Será que estou ficando louca? Isso requer o uso de medicamento?"
Resposta: Muitas vezes, ter um pensamento recorrente, que se "agarra" à mente e chega a perturbar pode ser um sintoma de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). O TOC exige sim tratamento até mesmo com o uso de medicação específica.
No TOC há muita ansiedade também que, até mesmo, pode ser a origem do pensamento obsessivo.
O espectro ansiedade-fobia-obsessão/compulsão-depressão pertence a um mesmo eixo neuropsicoplógico ligado ao déficit de serotonina e ainda não está muito clara a explicação do mecanismo dessas manifestações.
No que pude entender na questão dessa leitora, é que o predomínio dos pensamentos intrusivos e obsessivos determinam sua angústia e sofrimento, gerando um "circulo vicioso": pensamentos intrusivos-ansiedade-mais pensamentos intrusivos-mais ansiedade e assim por diante.
Sugiro procurar ajuda de um psiquiatra-psicoterapeuta e expor exatamente o que está acontecendo com você. Certamente ele (a) saberá como conduzir essa situação.