por Margareth dos Reis
“Estou fazendo terapia e busco um relacionamento. Eu atraio os homens e eles me conquistam, mas o relacionamento não dura, porque eu só sinto orgasmo me masturbando. O relacionamento em que estava acabou por isso. Como devo proceder para me sentir segura sexualmente e encarar outro relacionamento sem receio? Estou muito triste… Tenho 51 anos; dizem que pareço 35. Os homens me desejam, me acham linda, atraente, sensual sem ser vulgar, admiram o meu jeito de ser, etc mas não me amam, não se apaixonam. Ficam frustrados comigo e me abandonam … Eu sou muito jovial, tenho muito desejo sexual, faço academia, tenho muita energia. O tempo passa rápido e só agora percebo a gravidade da situação. Não tenho filhos, nunca fui casada. Quero amar e ser amada, me relacionar”
Resposta: O fato de você ter orgasmo somente por meio da masturbação não deveria interferir em nada nas relações com os seus parceiros.
Ao que parece falta autoconhecimento para você administrar os aspectos que devem estar contribuindo para a sua insatisfação afetivo-sexual e para superá-los com êxito.
Diferente do que acontece com os homens que atingem o orgasmo com a estimulação do pênis, há mulheres que só atingem o orgasmo antes da penetração vaginal com a estimulação do clitóris, outras com a estimulação do clitóris durante a penetração vaginal, e outras somente com a penetração. Entendeu? O que você precisa avaliar é a sua percepção diante do prazer, das suas escolhas de parceiro e da importância da avaliação externa na sua vida.
Antes de querer amar, ser amada e se relacionar com alguém, procure trabalhar na sua terapia a descoberta mais importante da sua vida: o encontro com você mesma. Busque desenvolver o seu amor-próprio com uma autoestima bem sustentada para que a sua imagem reflita segurança, e não vulnerabilidade ou pedido de aprovação externa.