por Eduardo Ferreira Santos
"Minha psicóloga disse que preciso me conhecer para vencer meus medos. Como fazer isso?"
(enviado por uma leitora)
Resposta: Em primeiro lugar, seria muito importante que você perguntasse à sua psicóloga o que ela realmente quis dizer com isso!
Por outro lado, já desde a Antiguidade os gregos propunham o autoconhecimento como forma de libertação das disfunções psíquicas e até físicas como pode ser lido neste frase abaixo:
Ó homem, conhece-te a ti mesmo.
— Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a.C.)
Conhecer-se a si mesmo, em uma linguagem psicológica, significa ter domínio de suas funções psicológicas, isto é, saber efetivamente o que você SENTE, o que você PENSA e o que você PERCEBE do mundo ao seu redor.
Sentir, pensar e perceber são as três funções básicas de um ego (EU) que lhe dão a confiança para enfrentar as dificuldades da vida.
Conhecer-se a si mesma é isso: ter a possibilidade de se reconhecer como realmente é; seus sentimentos em relação a si e aos outros; o juízo e crítica de si mesma e dos outros; além de perceber o que está acontecendo ao seu redor.
É, no fundo, não esconder-se em falsas máscaras, não distorcer a realidade, não deixar de avaliar-se o tempo todo e em tudo!