por Rosemeire Zago
Pontuação:
a) Sim (sempre) 3 pontos
b) Sim (freqüentemente) 2 pontos
c) Sim (às vezes) 1 ponto
d) Não (muito raramente) 0 ponto
1. Com frequência recebe críticas negativas de pessoas importantess para você (pai, mãe, irmãos, tios, amigos, esposa, marido)? ( )
2. No trabalho você se considera perfeccionista? ( )
3. Você percebe que por vezes busca a aprovação e/ou reconhecimento de alguém (pai, esposa, marido, chefe)? ( )
4. Está sempre tentando agradar, cedendo em tudo? ( )
5. Para você é difícil dizer "não", colocar limites? ( )
6. Tem dúvidas do que é capaz de fazer, conquistar? ( )
7. É difícil fazer algo que gosta só para você? ( )
8. Para você a opinião que os outros fazem a seu respeito é importante? ( )
9. Mantém a relação, mesmo que seja destrutiva? ( )
10. É difícil para você receber elogios? ( )
RESULTADOS:
De 20 a 30: sua autoestima está negativa.
Você está dependendo muito da aprovação de outras pessoas, querendo sempre agradar, cedendo em quase tudo o que faz, esperando amor de onde nem sempre vem, se envolvendo em relações destrutivas, buscando reconhecimento e se esquecendo de você. Quando está só, sente-se triste e abandonado, como se o mundo estivesse contra você. Tudo isso acontece porque não acredita em você mesmo e não está respeitando seus sentimentos e limites. Sente-se sempre incapaz e sem valor. É preciso fazer algo por você urgente. Comece agora mesmo!
De 10 a 20: sua autoestima está deficiente.
Você pode estar tentando, mas está difícil acreditar em si mesmo. Já se esqueceu do quanto é capaz? Lembre-se do quanto já conquistou e procure valorizar mais suas conquistas, celebre suas vitórias. Reconheça seu valor pessoal e aprenda com as experiências do passado. Identifique as situações que não gosta em sua vida e reaja, faça algo para mudar. Você pode, mas tem que começar a acreditar mais me você!
De 0 a 10: sua autoestima está positiva.
Você está seguro de suas qualidades e sabe do que é capaz. As críticas e frustrações não te derrubam facilmente. Você consegue aprender com o passado e ir em frente. Procura manter relacionamentos saudáveis, baseados na troca. Sabe se doar sem se abandonar. Os momentos de solidão são oportunidades para um encontro consigo mesmo. Respeita seus sentimentos e intuições. Acredita em você! Continue assim.
Dicas
Embora muitas experiências do passado possam ter deixado um saldo negativo em sua autoestima, é fundamental que você se capacite e se liberte da postura de vítima e reconheça que, como adulto, tem poder pessoal e pode modificar seu próprio valor.
Nunca é tarde para se valorizar e respeitar.
Você pode fazer isso desenvolvendo certas atitudes, como: aumente seu autoconhecimento. Procure se conhecer mais.
Pontos negativos todos temos, se você identificá-los, ficará mais fácil diminuí-los. Mantenha-se em forma física. Ou seja, procure gostar da imagem refletida no espelho, explorando o que você tem de mais bonito, seguindo seus critérios e não o dos outros ou da mídia.
Identifique suas qualidades. Faça uma lista, sem falsa modéstia. Coloque no mínimo 10 qualidades. Aprenda com a experiência passada. Procure não cometer os erros do passado. Trate-se com carinho e amor. Sempre! Pare de se criticar. Se você tem esse hábito, comece aos poucos.
A cada crítica, faça dois elogios. Até que você consiga obter o novo hábito. Ouça sua intuição. Só ouvimos em quem confiamos. Se você ouvir sua voz interior, aumentará sua autoconfiança.
Mantenha o diálogo interno. Converse muito consigo mesmo. Isso não é loucura!
Acredite que merece ser amado(a) e é especial. Comece se amando muito, pois só depois de ter amor-próprio você poderá construir relações saudáveis.
Faça todo dia algo que o deixe feliz. O que você gosta de fazer? Pode ser coisas simples, como um banho mais demorado, dançar, ler, caminhar…
Aprenda a celebrar! Brinde e agradeça por TODAS as suas conquistas. Não há conquistas maiores ou menores, melhores ou piores. São suas conquistas e por isso mesmo merecem ser reconhecidas.
E brinde principalmente por VOCÊ!!!! LEMBRE-SE: "A ÚNICA PESSOA ESPECIAL E IMPORTANTE NO MUNDO É VOCÊ!!!"