Tolerância zero: A raiva é uma emoção poderosa que pode ser usada tanto para destruir, como para produzir bons resultados. Ela aparece como mecanismo de defesa quando a Criança se sente “Ameaçada”.
Quantas vezes você já se sentiu intolerante, mal-humorado ao extremo, daquele jeito que nem você se aguenta?…
Cuidado! Este é um alerta importante e precisa ser ouvido.
Tolerância zero e raiva
A RAIVA é uma emoção poderosa que pode ser usada tanto para destruir, como para produzir bons resultados. Mas o fato é que ela aparece como um mecanismo de defesa quando a Criança se sente “Ameaçada”! Se essa ameaça é real, é preciso lutar ou fugir para se manter seguro, mas muitas vezes é uma sensação condicionada dentro do enredo, que a faz reagir automaticamente.
Quando isso acontece, é como se precisasse se defender o tempo todo, de tudo e de todos, pois não confia no mundo e principalmente em si mesma.
Este é um sintoma de quadros de ansiedade, depressão e outros desequilíbrios. Significa que essa Criança não está segura, não está sendo atendida em alguma necessidade essencial para sua saúde emocional.
O primeiro passo é identificarmos qual é essa necessidade, como atendê-la e trazer equilíbrio para a vida dessa pessoa.
As crenças de que deve suportar tudo e ser forte, ou que deve agradar a todos e cumprir expectativas para ser aceita, a fazem se deixar de lado e se sobrecarregar. Vai colecionando frustrações e acumulando raiva. Em algum momento ela começa a transbordar e se torna o comportamento padrão.
O acolhimento e não a repressão, é de grande importância nestes momentos, pois faz com que a Criança se sinta protegida e possa sair desse estado de agredir para se defender.
Qual é a ameaça presente?
Procure compreender qual é a ameaça presente, se acolha, busque ajuda, receba acolhimento e direcione sua raiva para resolver sua dificuldade. Caso contrário, ela poderá destruir sua saúde.
Seja seu Pai Protetor e não seu Crítico!