por Sonia Corazza
Nas mais novas alegra o rosto, nas balzaquianas disfarça os primeiros fios brancos Cinderela, Alice, a do país das maravilhas, Bela adormecida, a fada Sininho do Peter Pan, Rapunzel, Carol Channing, Grace Kelly, Rita Hayworth, Kim Novak, Marilyn Monroe, Doris Day, Mary Pickford, Julie Andrews, Evita Peron, Brigitte Bardot, Debbie Reynolds, Jeannie é um gênio, Barbie, Sharon Stone, Donatella Versace, Madonna, Cameron Diaz, Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Xuxa, Angélica, Carla Perez, Joana Prado, a Feiticeira, Rosemary, Ana Maria Braga, Eliana, Paula Burlamaqui, Marta Suplicy…
Ufa! O cabelo loiro veio para ficar! E só as dos contos infantis são legítimas!
As tonalidades blondadas ficaram registradas em obras universais. Desde as heroínas e princesas dos contos de fadas, doces e inocentes, até o padrão hollywoodiano das loiras fatais, os cabelos clareados ficaram eternizados em produções cinematográficas consagradas, como "Blonde Fever" e "Os homens preferem as loiras" de 1953.
Mas segundo pesquisas realizadas por várias publicações, uma que eu me lembro pela "The Vogue Book of Blondes", 50% dos homens realmente preferem as loiras.
Teorias e pesquisas à parte, a verdade é que todos os tons de cabelos claros favorecem os traços femininos. Nas mais novas alegra o rosto, nas balzaquianas disfarça os primeiros fios brancos e nas cinquentonas dissimula as marcas e rugas do tempo impressas no rosto.
Fisiologia dos cabelos naturais
As loiras naturais, raras em nosso país, possuem fios mais abundantes e mais finos que suas colegas morenas ou ruivas, cerca de 140 mil fios.
O couro cabeludo é uma pele com abundância de folículos pilosos e glândulas sebáceas, cuja epiderme troca-se rapidamente. O cabelo é uma estrutura filiforme de cadeias de queratina torcidas em forma de hélice, ligadas por pontos sulfurosos que garantem sua estrutura.
O fio é dividido em duas partes distintas:
1ª) Parte visível, a haste do cabelo, que inclui 3 camadas concêntricas de células: medula, córtex e cutícula.
2ª) Parte invisível, raiz ou bulbo, implantada obliquamente ao couro cabeludo, tendo na sua parte interna a papila, que recebe dos vasos sanguíneos a nutrição para o fio de cabelo.
As formas de clarear
Quando se realiza o processo de clareamento nos fios escuros podemos falar de três processos químicos bem distintos:
1º) Descoloração
Clareia qualquer tipo e cor de cabelo, abaixando o tom natural desde negro até o platinado. É extremamente agressivo pois utiliza Peróxido de hidrogênio ou derivados e Hidróxido de amônea e é reservado apenas para mechas e reflexos.
2º) Tintura permanente, por oxidação
Também faz uso de agente oxidante alcalino, Peróxido de hidrogênio ou derivados e Hidróxido de amônea, para abrir a cutícula e destruir os pigmentos naturais de melanina existentes no córtex. Esse processo permite o alojamento de outros pigmentos coloridos que são depositados no fio, doando a coloração desejada.
As tinturas sem amônea usam monoetanolamina como alcalinizante e também necessitam de peróxido para catalizar a reação. Resistem entre 12 e 24 lavagens.
3º) Tintura semipermanente
São depositados Nitroanilinas na camada externa dos cabelos.
Cobrem os primeiros fios brancos em cabelos com menos de 30 % deles. Não podem transformar uma cor castanho em loiro claro, porém não danificam os fios. Resistem entre 4 e 8 lavagens.
Danos causados aos fios tingidos
Os cabelos danificados por tinturas ficam com sua estrutura comprometida. A elasticidade, que é a capacidade de alongamento e retomada do comprimento natural do fio de cabelo, se altera e os cabelos tornam-se difíceis de pentear, embaraçam e podem quebrar-se facilmente.
O cabelo seco possui cerca de 30 % da capacidade de alongamento em relação ao seu comprimento, enquanto que o fio molhado pode chegar a 100 % desse valor. Isso mostra quão importante é o cuidado necessário para pentear os cabelos molhados, pois os fios estão submetidos à tração máxima suportável.
A resistência mecânica é a capacidade máxima de suportar uma carga tensionando cada fio, sem romper. Este número é de aproximadamente 50 gramas, portanto os 100 mil fios normalmente presentes na cabeça podem suportar até 500 kg de carga! Com as tinturas clareadoras acontece a quebra das ligações da cutícula do cabelo e a diminuição da resistência mecânica: mais um motivo para a quebra dos fios de cabelo.
Já a resistência química dos cabelos é abalada pela presença de substâncias oxidantes presentes nos agentes descolorantes. Esses compostos rompem as ligações sulfurosas da haste do cabelo tornando-os fragilizados e susceptíveis ao rompimento e queda.
Deu para entender como ficam os cabelos tingidos?
São quebradiços, frágeis e opacos, possuem grande tendência à formação de pontas duplas. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear. A nutrição capilar é prejudicada tornando os fios e o couro cabeludo desidratados e desvitalizados.
Como tratar?
A primeira frente a ser atacada é a alimentação interna: o que você vai comer. Uma alimentação balanceada, composta de proteínas vegetais e minerais, principalmente peixe e soja, carboidratos e grãos integrais, sais minerais e oligoelementos presentes nos vegetais escuros, como espinafre, brócolis, beterraba e rúcula, constituem o melhor aporte de beleza para a haste externa.
Limpeza
A remoção das sujeiras endógenas e exógenas é uma etapa fundamental para restabelecer a condição de normalidade dos cabelos alterados pela tintura. A formulação dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura desse tipo de cabelo já fragilizado.
Procure esses ingredientes em seu shampoo:
Proteína hidrolizada de trigo: acopla-se à fibra capilar, aumentando sua proteção, melhorando a textura, doando brilho e penteabilidade aos fios.
Queratina: é o mesmo ingrediente que constitui o fio de cabelo, portanto pode formar um filme protetor imediato.
Pro-vitamna B5- Pantenol: após três minutos de contato com o cabelo pode regenerar a estrutura danificada.
Como lavar?
Aplicar sobre os cabelos molhados, massageando com a ponta dos dedos para ativar as glândulas sebáceas. Enxaguar muito bem para não deixar resíduos sobre os fios. Se o cabelo tiver comprimento médio ou longo, repetir a aplicação.
Condicionamento
O processo de lavagem dos cabelos clareados aumenta a formação e acúmulo de eletricidade estática. É essencial finalizar a etapa de higiene dos cabelos tintos usando o condicionador, que neutraliza as cargas iônicas geradas e garante a fixação dos ingredientes para o tratamento prolongado do couro cabeludo e dos fios.
Procure esses ingredientes em seu condicionador:
Filtro solar quaternizado: responsável pela proteção filtrante da radiação solar e manutenção das condições da tintura empregada. Prolonga o efeito de coloração obtido.
Penteado e produtos leave-in
Mesmo após o condicionamento é necessário pentear os cabelos tratados quimicamente e estressados por ação mecânica com cuidado adicional. Isso evitará que os fios, agora úmidos e submetidos à tração máxima suportável, se rompam.
Use um fluido leave-in. Aplique uma pequena quantia de produto nas mãos e espalhe sobre os fios úmidos. Espalhe com os dedo para envolver todos os fios.
Não enxague.
Nas pontas, use um fluido reparador de pontas, aplicando algumas gotas nas mãos e massageando suavemente. Os ingredientes funcionais desses produtos são silicones filmógenos, que "encapam" as pontas fragilizadas dos fios.
Massagem do couro cabeludo
A nutrição adequada do bulbo capilar garante fios brilhantes e saudáveis.
A massagem com as pontas dos dedos, sem deslocar a pele do couro cabeludo, apenas pressionando-o suavemente, é uma forma eficaz de garantir a perfeita circulação sanguínea periférica.
É isso gente. Espero que as loiras não fiquem muito convencidas e as morenas não fiquem tristes com este artigo. Em breve falo das morenas, das negras, das ruivas… A verdade é que todos os tipos têm o seu real valor.