Traí minha namorada e a outra ficou grávida

Encare esse acontecimento e esteja preparado para possíveis situações como disputa entre duas mulheres por você, afastamento das duas, chantagens emocionais…

E-mail enviado por um leitor

Continua após publicidade

“Olá, acabei traindo minha namorada e a outra mulher está grávida. Eu reconheci meu erro, mas quero muito manter meu namoro. Como faço para dar a notícia a ela e tentar segurar a relação?”

Resposta: Passar a notícia para ela não será fácil, com certeza. Mas é algo de que não dá para fugir por muito tempo. E, certamente, você sabe que por mais que use sua sensibilidade, todo seu cuidado; procure a hora certa para falar e cerque a notícia de todas as atenuantes possíveis. A resposta dela será de muita raiva, muita decepção, muita tristeza.

É possível segurar a relação?

Agora, segurar a relação é algo que não depende só de você. Depende principalmente dela. Provavelmente a maior parte das mulheres, numa situação dessas terminaria o namoro. A não ser que houvesse algum interesse, por parte delas, em manter o relacionamento por uma boa “recompensa”. Ou que tivessem uma cabeça tão bem trabalhada a ponto de conseguir conviver tranquilamente com uma traição e o fruto dela. Mas não é possível adivinhar como será a reação de sua namorada.

Se você gosta de sua namorada e sua escapadela ocasional acabou jogando você numa fria, sempre vale a pena lutar pela reconquista. Pergunte-se o que espera de um relacionamento amoroso. Parece que a monogamia não é seu prato predileto e a possibilidade de novas aventuras, estará sempre piscando para você.

Continua após publicidade

Nesse sentido, o que vai combinar com sua namorada, caso ela o aceite de volta? Vai prometer que jamais acontecerá novamente? Será que você consegue cumprir? Ou vai propor algo não tão convencional como um relacionamento aberto? E essa pessoa que engravidou de você? Foi mesmo uma escapadela ou mais do que isso? E a criança que vai nascer? Como você pretende se relacionar com ela?

Como programar os próximos passos?

Como vê, existe uma reflexão profunda a ser feita. Aproveite a situação para conhecer melhor seus desejos, seus anseios, seus sentimentos e seus planos de vida amorosa. Procure uma terapia se possível. Essa reflexão poderá ajudá-lo a tomar decisões mais conscientes e programar melhor seus próximos passos.

De qualquer forma, no momento existe uma namorada, a “outra”, e uma criança a caminho. A única com quem você manterá um vínculo por obrigação será a criança. As outras talvez fiquem, talvez não. O momento, para você, é de dor e sofrimento. Mas o que está feito está feito.

Continua após publicidade

Encare a situação criada e esteja preparado para possíveis situações que vão desde disputa entre as duas mulheres por você, afastamento das duas, chantagens emocionais… Enfim, um turbilhão de emoções que, dependendo de suas atitudes, podem fortalecê-lo ou derrubá-lo.

Use sua sensibilidade, tente enfrentar a situação como alguém que luta e está disposto a comemorar a vitória, caso ela aconteça, ou chorar a eventual perda com dignidade. Uma hora tudo se resolverá.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.