O processo de perdoar uma traição não é fácil de ser vivenciado. Perdoar não passa apenas pelo discurso racional de dizer: “eu te perdoo” mas, principalmente, pela capacidade de compreensão e aceitação emocional dessa traição, sendo essa assimilada dentro do relacionamento.
Por vezes a pessoa traída diz perdoar, mas lá no seu âmago, não consegue conviver com o sentimento de angústia provocado pelo fato de ter sido trocada. Por mais que se esforce em aceitar e querer acreditar que o relacionamento ainda vale a pena, seus sentimentos não correspondem e acaba assim rompendo com o par.
Relações compromissadas: trair não é normal
O perdão passa pelas esferas do intelecto e do coração, é preciso que estes dois elementos estejam apaziguados. Mesmo sendo uma ocorrência cada vez mais comum nos relacionamentos, não podemos entender como uma condição normal nas relações compromissadas. Isso pois a realidade dos relacionamentos em que houve a traição, mostra o quanto ela é desastrosa na vida a dois.
Traição e idealização
Os que chegam ao consultório nessa condição, foram levados à traição de forma fantasiosa, dentro de um imaginário idealizado, considerando apenas os atrativos do prazer, sem considerar os riscos e consequências.
Relação aberta
Observamos que mesmo em relações em que existe proposta de aceitação dos relacionamentos externos ao padrão original, ainda assim, são geradoras de conflitos por conta da não aceitação do envolvimento com outro(s) que não par. Assim, tudo o que pode ser prazeroso, não é só lindo e maravilhoso, possui implicações que só vêm depois do gozo. E as pessoas movidas por esse impulso inicial de satisfação, acabam deixando de levar em conta que esse outro envolvimento pode não ser bem digerido.
Portanto, se você estiver num bom relacionamento, pense nele como sua preciosidade. E por mais que desejos externos se sobressaiam, cuidado para não ceder, evitando assim futuros transtornos e conflitos no seu relacionamento amoroso.
Ame sempre e viva intensamente o seu relacionamento e a sua vida.
Seja feliz!