por Eduardo Ferreira Santos
Depoimento de uma leitora:
“Meu esposo foi diagnosticado com transtorno de estresse agudo e tem crises frequentes. Isso tem cura? Nós sofremos muito com esse problema. Ele já fez terapia psicológica e agora psiquiátrica com medicamento, mas logo que iniciou o tratamento, entrou em crise novamente. Ajude-nos por favor, ele se torna outra pessoa. Esse problema tira nossa paz e alegria.”
Resposta: No diagnóstico de TRANSTORNO DE ESTRESSE AGUDO ocorre o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos que duram de três dias a um mês após a exposição a um ou mais eventos traumáticos, vivenciados diretamente pelo paciente, que pode exibir comportamento caótico ou impulsivo como, por exemplo, dirigir perigosamente, ter explosões de raiva, tomar decisões irracionais e aí por diante.
O importante é ressaltar que é um quadro passageiro e ocorre logo após um trauma vivenciado pelo paciente.
Já o que você descreve, parece ser um TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADO, que tem as mesmas características do Transtorno do Estresse Agudo e mesmo do Transtorno do Estresse Pós-Traumático, mas não há um "gatilho", um trauma, que o preceda.
Por até mesmo ser originado da vivência estressante do dia a dia, no trabalho, em casa, em qualquer outra atividade, mas neste caso é crônico e seu tratamento requer mesmo psicoterapia e utilização de medicação adequada.
Não é um quadro de fácil solução e, muitas vezes, requer a participação da família no processo terapêutico, pois a mesma acaba por entrar também em quadro ansioso que nada ajuda, pelo contrário, prejudica mais o desenvolvimento do transtorno.
Acredito que ele esteja fazendo o tratamento adequado e é preciso ter paciência até que a medicação e a psicoterapia deem conta de reduzir ou curar o TRANSTORNO.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.