por Nuno Cobra
Na semana passada, falei sobre os três estágios para entrar em forma: caminhar (ou passear), corrinhar (corrida intermediária) e correr. Falei também sobre o macete das quatro passadas, para você verificar se está ou não forçando o seu organismo.
Dissipei também a eterna discussão sobre o que seria melhor: caminhar ou correr. Nesta semana, apresento um pequeno método para a prática do trabalho aeróbico, explicando como você deve caminhar, corrinhar e correr
A prática do trabalho aeróbico
A frequência – Pratique quatro dias por semana. O bom é fazer dois dias seguidos, descansar um e em seguida fazer os outros dois dias. É o que chamo de esquema 2 x 1.
O tempo – De 20 a 30 minutos, você passa a não ser mais sedentário.
O vestuário – Use roupas leves de algodão a pele tem que estar em contato com o ar atmosférico. Isto num clima ameno.
Calçado – Um bom tênis com um bom solado para amortecer o impacto.
Horário – Poderá ser feito em qualquer hora. Dê preferência para as primeiras horas da manhã, porque o trabalho oferece mais energia, revitaliza o organismo e te coloca mais apto paras as funções do dia-a-dia. Evite a prática após às 19 horas, pois é inadequado lançar na sua corrente circulatória tantos estimulantes. À noite é para o repouso.
Evite – Nada de música ou ler livro e ver TV na bicicleta ergométrica. O mais importante é estar conectado com você. Este trabalho físico tem que ter repercussões mentais espirituais e emocionais. É um momento muito importante de meditação ativa, (pausa ou repouso mental).
ATENÇÃO: Avaliação médica e física
Ao iniciar qualquer tipo de esporte é fundamental realizar uma avaliação médica e física para conferir como anda o funcionamento do corpo, além de garantir que os exercícios sejam executados num ritmo seguro e saudável.