Por Emilce Shrividya Starling
A Filosofia do Yoga nos ensina que a não aceitação dos acontecimentos gera sofrimento, desilusão, descontentamento. Ao evitar encarar os problemas, as perdas e a parte emocional da vida, sentimos inconformismo, cansaço, angústia. Tentar fugir dos sentimentos e da realidade, comprando coisas e roupas novas, carros, fazendo viagens constantes acabará em insatisfação, decepção e tédio.
Importante compreender que as doenças, o sofrimento, o envelhecimento, a morte fazem parte da vida. Ao ter esse entendimento, surge a aceitação que nos dá força e coragem de superação nos momentos difíceis.
Como diz o Yoga, a dor faz parte do planeta Terra, mas podemos e devemos ser felizes apesar disso, buscando os verdadeiros valores espirituais da vida.
O Yoga não é uma Filosofia pessimista. Seus ensinamentos nos ajudam a descobrir nossa própria coragem interior e força para vencer os obstáculos e as dores da alma, como a depressão, o pânico, a tristeza, o medo da morte e do futuro.
Nada acontece por acaso. Tudo segue um plano divino. Deus quer que aprendamos as lições para nossa evolução espiritual. Não existe injustiça, mesmo que não entendamos isso. Temos o que precisamos e merecemos. Estamos colhendo no presente o que semeamos no passado. É uma lei divina inexorável do karma, a lei de causa e efeito.
Karma é uma palavra sânscrita que vem da raiz kr, e significa "ação"- tudo o que dizemos, fazemos e pensamos. A tradição do Yoga define a palavra karma de três maneiras:
1. As ações que realizamos no presente
2. O efeito que nossas ações passadas têm em nosso temperamento e experiência na vida atual.
3. O destino, como chamamos no Ocidente.
Entender o conceito básico do karma segundo o Yoga, pode nos ajudar a ver sentido em muitas coisas das nossas vidas. Entender o karma pode nos dar uma nova perspectiva em relacionamentos difíceis, perdas, dificuldade no trabalho e na situação financeira.
O princípio do karma é que as ações têm consequências. É como o aforismo bíblico:" Cada um colhe aquilo que semeia". A lei do karma – o fato de que toda ação cria um efeito-é o que nos faz mudar, crescer e evoluir. Nesse sentido, é a força por trás de toda mudança.
Quando dizemos que algo em nossa vida é "nosso karma", estamos nos referindo ao fato de estarmos colhendo os resultados de algo que semeamos no passado.
Outro conceito importante para termos mais superação, é refletir na transitoriedade da vida. A vida está em constante movimento. Tudo passa. Ao entender que tudo muda, podemos ter mais paciência e aceitação nos momentos de dor. Também não devemos ter medo de perder nossa felicidade. Devemos aproveitar os momentos felizes, com gratidão e alegria.
Quando refletimos na ideia da transitoriedade e o seu lado positivo, nós nos libertarmos do medo, das angústias, da tristeza.
Tudo está em impermanência e transitoriedade. Não podemos voltar a momentos ou dias do passado. Nem podemos viver o futuro. Somente podemos viver o presente, único momento que existe.
Nós estamos sempre mudando, apesar de não notarmos. Nossas células sofrem mudanças biológicas todos os dias, nossos pensamentos mudam.
Como disse o pensador Heráclito: "Ninguém consegue banhar-se duas vezes no mesmo rio." Tudo o que temos é o agora. Assim viva seu presente com um coração agradecido. Goste de sua vida diária. Valorize as pequenas coisas que conquistou. Seja feliz com o que possui agora.
Busque os valores espirituais da vida. Descubra Deus em sua vida. Veja Deus no próximo. Seja útil, bondoso e caridoso. Dê valor à sua família, a seu trabalho. Ame verdadeiramente seu marido ou esposa, seus filhos, seus pais. Tenha bons relacionamentos, boas amizades. Trate bem seus funcionários e companheiros de trabalho.
Compreenda que suas escolhas pessoais têm importância, porque com elas você pode usar as leis do karma para criar mudança e crescimento. Assim como suas ações e pensamentos passados ajudaram a criar sua vida no presente, seus pensamentos e ações de agora têm um enorme impacto no seu futuro. Se você quer saber como você será no futuro, observe o que você está pensando e fazendo agora.
Aceite as mudanças. Mude seus hábitos ruins, adquirindo bons hábitos. Não aceite ficar deprimido ou com pensamentos negativos. Lembre-se: "Você só pode sentir o que pensa". Então, fique vigilante e escolha pensar bons pensamentos. Escolha ser mais feliz. Você merece.
Namaste!Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz!