Por Celso da Silva
O comprometimento do profissional ao prestar um serviço de consultoria visagista está atrelado ao seu fundamento de ética e moral, pois no momento em que tem acesso a vários dados e informes pessoais deverá restringir esses dados apenas para seu foco de trabalho.
A divulgação de qualquer coisa, principalmente fotos que poderão ser utilizadas no portfólio do profissional, deverá ter aprovação e consentimento do cliente.
As redes sociais possibilitam ao visagista expor o seu background. Mas há de se ter cuidado, pois não sabemos se tudo que está exposto lá é de fato idôneo. A confiabilidade no profissional é iniciada quando o primeiro contato se estabelece, mediante telefone, rede social ou até pessoalmente.
Respeito
O que se espera de um profissional que trabalha de forma tão íntima com o cliente, é o respeito. A clareza e precisão em relação aos objetivos são essenciais para não gerar equívocos. Essa confiança é alicerçada quando de forma assertiva o profissional sinaliza com delicadeza os seus objetivos e contempla os desejos do cliente.
Esta relação que se estabelece, inicialmente com objetivo de elevar a autoestima, pode render uma amizade após esse processo. Mais do que manter seu bom posicionamento na mídia, as relações pessoais continuam sendo o melhor fator de credibilidade.