Você possui habilidades para se relacionar?

A maioria das pessoas almeja estar num relacionamento. Estudos mostram que estar num relacionamento amoroso saudável melhora o nível de satisfação com a vida e traz sentimentos de bem-estar.

Mas, o que será que é preciso ter… para ter um relacionamento amoroso?

Continua após publicidade

Na verdade, para estar em qualquer tipo de relacionamento, seja ele amoroso ou não, é importante desenvolver o que nós psicólogos chamamos de habilidades sociais. De maneira simples, habilidades sociais são comportamentos que facilitam a nossa convivência com os outros, tais como conseguir expressar sentimentos e pensamentos de uma maneira que não ofenda ao outro ou a si mesmo. Quando não aprendidos de forma espontânea, podem ser aprendidos através de técnicas psicológicas.

Estar em um relacionamento demanda energia psíquica

Estar num relacionamento demanda muita energia, tanto psíquica quanto física. É preciso estar atento ao outro, exercer a empatia, honestidade e flexibilidade. Este último item teria a ver não com ceder (de forma patológica), mas sim de chegar ao um consenso pelo filme que o casal irá assistir, por exemplo. Portanto, envolve situações e decisões simples e complexas de um relacionamento/casal.

Habilidades emocionais que envolvam também se priorizar ajudam e muito a saúde do relacionamento amoroso. Muito se vê por aí pessoas que colocam o parceiro como seu principal objetivo e acabam se deixando de lado. O nome disso é amor patológico (tem outro post sobre este tema). Logo, saber deixar um espaço para individualidade é de extrema importância.

Continua após publicidade

Mas, e sempre tem um “mas”, só conseguimos fazer tudo isso quando estamos bem e seguros conosco, quando nossa autoestima está adequada, caso contrário, tais habilidades não conseguem ser colocadas em prática, pois a tendência é surgir pensamentos tais como “se eu disser que não gosto daquilo, ele/ela não vai querer mais sair comigo”, e aí o parceiro aceita calado (mas não resignado) e se comporta de forma menos saudável, o que pode levar a discussões e desentendimentos.

O mais importante é saber tudo isso e colocar em prática: o cuidado com outro e consigo mesmo, empatia e paciência. Isto é, ser assertivo provavelmente vai te ajudar a manter o seu relacionamento.

8 habilidades essenciais para se relacionar

Continua após publicidade

empatia

honestidade

flexibilidade

se priorizar

ter cuidado com outro

paciência

ser assertivo

estar atento ao outro