Da Redação
Aliados da praticidade, os pães de forma têm espaço garantido nos lares brasileiros, seja para o consumo durante o café da manhã, lanche da tarde, ou até mesmo para elaboração de receitas para o almoço e jantar.
Mas não há nada mais desagradável do que ter vontade de comer um pão fresquinho e encontrá-lo ressecado ou todo embolorado. A consultora em nutrição Beatriz Botéquio listou separou sete dicas de como armazenar corretamente para conservar o pão de forma por mais tempo.
1ª) Nunca deixe a embalagem do pão aberta;
2ª) Fechar bem o pacote com o arame bem rente ao pão toda vez que usar;
3ª) Guardar em lugares limpos, secos e arejados, longe de produtos de limpeza ou odores fortes;
4ª) Não guardar o pão dentro ou em cima do micro-ondas, pois o calor prejudica a conservação e a qualidade do produto;
5ª) Evite a exposição ao ar, sol direto ou calor de lâmpadas;
6ª) Guardado na geladeira é possível conservá-lo por mais tempo. Mantenha-o na parte menos úmida e longe de gotas d`água;
7ª) Também pode congelar: colocar a embalagem bem fechada no freezer e verifique sempre se não há umidade. Outra opção é congelar em porções individuais para evitar que o pão seja retirado e recolocado várias vezes.
Como comprar
Na hora da compra o consumidor deve observar se o pão está exposto em uma gôndola arejada e fresca, longe de produtos que exalem odores fortes.
Prazo de validade
O prazo de validade também deve ser conferido. Após a compra, não deixe o pão dentro do carro por muito tempo, em especial nos dias quentes, pois a umidade e o calor podem prejudicar sua validade.
Após o prazo de validade, mesmo sendo conservado em geladeira e aparentando bom estado, o pão deve se descartado, pois esta é a data que o fabricante garante a integridade e condições nutricionais do produto. Aliás, estas condições podem se perder, inclusive antes da data de vencimento, caso os cuidados acima não sejam seguidos.