por Sonia Corazza
Cães e gatos ganham cada vez mais espaço na vida cotidiana, preenchendo seus proprietários com carinho e amor incondicional. Mas será que você sabe escolher os cosméticos adequados para cuidar dos seus amigos peludos?
Não é possível usar um shampoo formulado para seres humanos nesses animais, pois muitos ingredientes e concentração dos mesmos, dentro das fórmulas, podem trazer danos à saúde deles.
Veja como pele e pelos dos pets são diferentes da nossa pele, pelos e cabelos:
O pH da pele humana é inferior ao pH da pele de cães e gatos. Os pets possuem maior área superficial de pele, mais folículos pilosos, que diferentemente dos seres humanos, são compostos de 5 a 20 pelos secundários para cada pelo primário.
Mas as divergências ainda não chegaram ao fim!
A epiderme de cães e gatos é muito mais fina que a humana e o potencial de sensibilização é mais alto. Isso mostra que um shampoo que deixa seus cabelos lindos, pode ser altamente irritante para seu animalzinho de estimação.
As glândulas sebáceas e sudoríparas desses animais domésticos são diferentes e trabalham de outra maneira. Sabe o que isso significa? Que a sujeira é bem distinta da impureza eliminada pela pele e cabelos humanos. E para completar, os animais domésticos são verdadeiras “cidades” ambulantes de micróbios, principalmente *bactérias gram negativas.
Com tudo isso, ficou claro que é fundamental escolher produtos específicos para nossos amigos de quatro patas, buscando fórmulas concebidas e produzidas para eles, por empresas idôneas.
Só assim vamos contribuir para o bem-estar e saúde desses seres tão queridos.
* As bactérias são divididas em duas categorias, gram positivas e gram negativas, segundo o tipo de reação com antibióticos. É um tipo de classificação.