Por Miriam Rodrigues
A maior parte dos sentimentos bons se estabelece no compartilhamento das relações. Geralmente, estamos interagindo com o outro quando promovemos as emoções positivas. Isso significa que, quanto mais interagimos, mais somos felizes!
Você sabe o que mais promove as emoções positivas?
A música. Ela auxilia nosso cérebro a criar os sentimentos de alegria, tranquilidade, paz, gratidão e muitas outras sensações boas e, por conta disso, nos ajuda a regular nossas emoções. Ao ouvirmos música ou praticarmos um instrumento, estamos promovendo emoções positivas.
Mas por quê?
A música é composta por três elementos: harmonia, melodia e ritmo. Esses três elementos ativam diversas áreas do cérebro, nos ajudando a relaxar e liberando dopamina, o hormônio do bem-estar. Se você toca algum instrumento, essas áreas do cérebro são ainda mais ativadas!
Um estudo, realizado pelo laboratório britânico Mind Lab, aponta que a ansiedade pode ser reduzida no cérebro em até 65% ouvindo certas músicas. Sim, existe uma playlist “da felicidade”!
Na web abundam textos sobre os benefícios da música de Mozart. E sendo mais preciso, uma suite de Bach – Cello Suite No.1 – acalma até os porcos. Imagine então o que poderá fazer em você?
Já dizia Platão, “a música é o remédio da alma”.