por Roberto Shinyashiki
Você sabe o que significa posicionar-se? Posicionamento é um conceito muito usado em marketing.
Mas falar em marketing significa falar de promover, divulgar e vender um produto ou serviço e, acima de tudo, construir uma marca.
Quero falar um pouco com você sobre posicionamento profissional.
O seu posicionamento é o lugar onde você está ou quer estar no mercado. É lá que você vai ser reconhecido pelos seus clientes e pelos seus concorrentes, é como você vai ser procurado pelos jornalistas atentos ao seu trabalho.
Infelizmente, muitos profissionais se perdem porque não têm um posicionamento bem definido. Atiram para todos os lados e não conseguem concentrar sua energia no que realmente lhes interessa.
Se hoje você definir bem seu posicionamento, mesmo daqui a 20 anos, vamos nos encontrar num programa de televisão e eu saberei sobre o que você vai falar.
Mas, como chegar a um posicionamento claro?
O posicionamento nasce de muitos itens. Esses itens são um misto de escolhas e de características pessoais, ou seja, de coisas que já estão dentro de você. Depois, você vai precisar ajustar tudo isso às necessidades do mercado. Mas, esqueça por alguns momentos o que o mercado procura e se concentre nas suas características pessoais.
Sete questões para você se posicionar no mercado:
1. Qual é sua missão de vida?
Você quer lutar contra as injustiças?
Quer promover a saúde?
Quer ajudar as pessoas a realizarem as suas metas?
Ensinar as pessoas a serem líderes?
2. Qual é a sua causa?
Pelo que você vai batalhar?
O que move você a querer ser diferente?
O que o faz vibrar?
O que dá sentido a tudo o que você faz?
3. Quais são os seus desejos?
Você tem de respeitar o que lhe dá prazer realizar. Você precisa buscar aquilo que lhe traz felicidade.
4. Que tipo de problemas você gosta de resolver?
Tem gente que gosta de resolver problemas de detalhes numéricos, índices de produção, etc. Outros podem gostar de resolver problemas de relacionamento. Escolha o seu campo de ação como solucionador de problemas.
5. Respeite o seu dom
Seu dom é o seu talento, o que você faz sem esforço, com naturalidade. Tudo que se faz respeitando o dom pessoal tem melhores resultados e dá maior satisfação.
6. Respeite suas experiências profissionais, as vivências que você juntou em tudo o que já trabalhou
Eu por exemplo, embora tenha entrado na faculdade de medicina para ser psiquiatra, tive de trabalhar como cirurgião. Acabei aprendendo coisas muito úteis para o meu posicionamento: aprendi a buscar resultados, a entrar num trabalho do tipo tudo ou nada, a não aceitar o erro como coisa natural, a ter foco total.
7. Quais são as suas virtudes?
Isso vale muito para diferenciar a sua atuação no mercado. Suas virtudes vão ser o ser referencial para se sobressair e vão ser os pontos pelos quais você vai ser reconhecido. O sucesso vem de você harmonizar o que você tem de melhor para oferecer com as necessidades existentes no mercado. Seu posicionamento profissional precisa buscar esse equilíbrio. Então, uma vez que você saiba tudo a seu respeito, para tomar um posicionamento profissional você precisa testar e ajustar tudo isso às necessidades de mercado.